• Carregando...
Tela de World of Warcraft: Cataclysm, extensão do jogo usada nos golpes | Blizzard Entertainment
Tela de World of Warcraft: Cataclysm, extensão do jogo usada nos golpes| Foto: Blizzard Entertainment

Jogadores de RPG on-line devem ficar atentos às ameaças virtuais que vêm se espalhando pelo World of Warcraft (WoW). Com mais de 11,5 milhões de assinantes (em números de 2008), o jogo desenvolvido pela Blizzard En­­tertainment tornou-se um dos mais populares do mundo e, consequentemente, alvo de criminosos. Segundo a empresa de segurança virtual Trend Micro, a fraude mais comum envolve o oferecimento de presentes no ambiente do jogo, como animais de estimação, montarias e veículos. Pa­­ra ter acesso a esses prêmios, en­­tretanto, o usuário deve se registrar em um website indicado na mensagem, que na verdade é um site de phishing criado para roubar da vítima suas credenciais no Battle.net, o domínio de jogos on­­line da Blizzard.

Outra nova abordagem observada é a utilização do sistema postal do WoW. Neste truque, endereços de phishing são enviadas pelo correio do game e aparecem nas caixas de entrada dos jogadores. A mensagem combina vários elementos de outros lançamentos da Blizzard, como Starcraft 2, e a próxima expansão do WoW, o Ca­­taclysm. Para aumentar ainda mais a credibilidade, a URL ma­­liciosa contém as palavras worldofwarcraft e uma abreviação de Cataclysm.

Criminosos que atuam no WoW também se utilizam de uma tática que consiste em se passar por uma autoridade. Simulam ser funcionários da Blizzard, e ameaçam suspender as contas dos jogadores caso estes não se registrem em um website incluso numa mensagem do chat. Como o link direciona a um site muito parecido com o original, o usuário pode ser levado a crer que esta URL tenha relação com o WoW Armory, um site oficial com informações sobre personagens e itens do jogo. Porém, da mesma maneira que o ataque mencionado anteriormente, o jogador é conduzido a um site de phishing.

Para proteger seus clientes, a Blizzard intensificou sua campanha informativa na página sobre segurança do Battle.net. Além disso, a em­­pre­­sa fornece maneiras bastante acessíveis dentro do jogo para denunciar usuários que abusam dos sistemas de chat e de correio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]