O portal de serviços e buscas Google mais uma vez superou a fabricante americana Apple e conquistou o primeiro posto em um ranking mundial de marcas que se destacaram em 2006, de acordo com uma pesquisa da revista online Brandchannel.com, divulgada nesta sexta-feira.
No levantamento anual, a publicação promoveu uma eleição das marcas mais populares do mundo entre 3.625 pessoas, profissionais e estudantes que responderam à pergunta "Que marca teve o maior impacto em nossas vidas em 2006?".
Pela primeira vez, o portal de vídeos YouTube e a enciclopédia colaborativa online Wikipedia apareceram entre os cinco líderes. O Google, que adquiriu o YouTube no ano passado, conquistou o primeiro posto pelo segundo ano consecutivo, mesmo caso da segunda colocada Apple, novamente atrás do portal. O YouTube aparece na terceira posição, seguido pela enciclopédia online Wikipedia, o que deixou a cadeia de cafés Starbucks em quinto lugar.
A pesquisa anual do site da revista sobre marcas brandchannel.com não leva em consideração o valor econômico de uma marca - que, quando considerado, resulta na Coca-Cola em primeiro lugar - e tampouco solicita aos entrevistados que avaliem se o impacto da marca é positivo ou negativo. Por isso, a pesquisa frequentemente gera resultados controversos. Em 2004, a polêmica rede de TV a cabo árabe Al Jazeera foi apontada como quinta marca mais influente do mundo - nesta edição ficou em 19°.
- As estréias dos recém-chegados (YouTube em terceiro e Wikipedia em quarto lugar) são uma indicação de uma tendência mais ampla, o crescente impacto das marcas online baseadas em conteúdo fornecido por consumidores - afirmou o editor Anthony Zumpano em comunicado.
Outros vencedores entre as novas marcas foram o site de redes sociais MySpace, da News Corp., que estreou em 15° lugar na lista americana.
Segundo a pesquisa, as duas líderes segundo internautas da América Latina são marcas de bebidas, Corona e Bacardi, enquanto o terceiro lugar fica com a operadora de telefonia Movistar. A marca brasileira de sandálias Havaianas aparece em quarto e a mexicana Bimbo, terceira maior fabricante de pães do mundo, fica com a quinta posição da lista da brandchannel.com para a América Latina.



