• Carregando...
Gadget inovador: príncipe Charles usa Google Glass em evento | Mark Blinch/Reuters
Gadget inovador: príncipe Charles usa Google Glass em evento| Foto: Mark Blinch/Reuters

US$ 7 bilhões é quanto vale a marca Skol, segundo o ranking BrandZ deste ano. A marca de cerveja é a mais valiosa do Brasil, mas não aparece no ranking das Top 100. Já na América Latina, quem lidera é a mexicana Corona, também do ramo de bebidas, com valor estimado em US$ 8 bilhões.

A consultoria especializada em marketing e meios digitais Millward Brown publicou ontem a nona edição do ranking BrandZ das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo. O estudo leva em conta informações da percepção que os compradores atuais e potenciais têm das empresas, junto com dados financeiros, para calcular o valor da marca. Neste ano, o Google ultrapassou a Apple e se tornou a marca global mais valiosa, valendo US$ 158,8 bilhões, um aumento de 40% em relação ao ano passado.

Depois de três anos na liderança, a Apple caiu para o segundo lugar com queda de 20% no valor da marca, que totaliza US$ 147,8 bilhões. Para a Millward Brown, a empresa continua a ser uma marca de alto desempenho, embora há uma crescente percepção de que ela não está mais redefinindo tecnologia para os consumidores – isto devido à falta de lançamentos de novos produtos que causem grande comoção, por exemplo.

"O Google foi extremamente inovador no ano passado com o Google Glass, investimentos em inteligência artificial e uma infinidade de parcerias que veem seu sistema operacional Android sendo incorporado a outro bens, como carros. Toda esta atividade coincidiu com uma desaceleração na Apple", afirma o diretor da consultoria, Nick Cooper.

Depois de Google e Apple, surgem no ranking como as marcas mais valiosas a IBM e a Microsoft, com valores estimados de US$ 107,5 bilhões e US$ 90,1 bilhões, respectivamente. A quinta marca a constar no estudo é a rede de fast-food McDonald’s, com o valor de US$ 85,7 bilhões.

Entre as marcas que aparecem pela primeira vez neste ano estão Twitter, LinkedIn, Ford e PayPal. No Top 100, não há nenhuma empresa latino-americana.

"Boom" digital

Não apenas as quatro maiores marcas são empresas de tecnologia, mas também muitas das "top risers" (que tiveram a maior evolução no valor) deste ano. A marca que cresceu mais rápido foi a chinesa líder de internet Tencent, que subiu 97% chegando a US$ 54 bilhões e alcançando a 14.ª posição. Em seguida, aparece o Facebook, com um crescimento de 68%, passando para US$ 36 bilhões e o 21.º lugar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]