Os terminais públicos de fertilizantes e veículos foram inaugurados pelo governador Roberto Requião (PMDB) no dia 6 de março, junto com o irmão, secretário de representação do Paraná em Brasília e ex-superintendente do Porto de Paranaguá, Eduardo Requião, e o atual superintendente, Daniel Lúcio Oliveira de Souza. Na ocasião, Eduardo foi homenageado pelo período de cinco anos à frente da administração portuária.
"Com alegria e regozijo estou aqui nesta noite. Lembro que quando assumi o governo, coloquei o Eduardo Requião na superintendência da Appa e ele enfrentou os desafios, fez uma profunda transformação no porto que hoje é o mais moderno, organizado e ágil porto do país", disse o governador na época.
Eduardo foi afastado da direção do porto depois da edição da Súmula Vinculante número 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu o nepotismo no Executivo e no Legislativo. O documento, porém, abriu exceção para os cargos de confiança, como de secretários estaduais. Eduardo chegou a assumir a Secretaria dos Transportes em conjunto com o atual titular, Rogério Tizzot, para não ser afastado da administração do porto. Depois disso, o governador nomeou Eduardo Requião para a representação em Brasília, com status de secretário. (HC)



