• Carregando...

Brasília - A nova política industrial para o Brasil, que será lançada neste semestre, deverá trazer a desoneração da folha de pagamentos e de outros impostos para os exportadores. O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Alessandro Teixeira, disse ontem que a segunda Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) pode trazer medidas de "racionalização tributária", entre as quais ele citou a desoneração do INSS que incide sobre a folha de pagamentos e desoneração das exportações.

Teixeira não entrou em detalhes sobre como o governo poderá reduzir impostos somente para os exportadores. Essa medida é questionável na Organização Mundial do Comércio (OMC), uma vez que redução de tributos para setores específicos é considerado subsídio pelas regras de comércio internacional.

Teixeira acrescentou ainda que o aumento das exportações será uma das prioridades da nova política industrial. Ele explicou que o governo prepara as medidas levando em consideração que não irá mexer na taxa de câmbio e que a economia internacional ainda não se recuperou. "Não se pode simplificar e dizer que o problema da competitividade é o câmbio", sentenciou Teixeira, acrescentando que o país tem de aprender a conviver com o real como uma moeda forte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]