A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), multou a Peugeot Citroën em R$ 373,1 mil por induzir consumidores a adquirir veículos pelo valor anunciado, mas não incluir os outros valores que deveriam ser pagos na operação. As autuações se referem a duas campanhas publicitárias da montadora, uma de 2006 e outra de 2008. A empresa tem dez dias, a contar da data da intimação, para apresentar recurso.
A primeira multa foi por causa da campanha "Demorou, Dançou", de 2006, em que o automóvel Peugeot 206 era anunciado pelo valor de "parcelas a partir de R$ 206". A empresa não mencionou a existência do valor de entrada e das parcelas intermediárias na mesma proporção visual do valor chamativo.
A segunda multa também foi aplicada por falta de informação essencial ao consumidor sobre o custo efetivo total da operação de crédito na promoção "Eu e Peugeot, Peugeot e eu". A informação "câmbio typtronic grátis", seguido de "+ 3 anos de garantia" e "3 anos de seguro" induziu o consumidor a acreditar que além do câmbio grátis, também ganharia três anos de garantia e seguro, mas os serviços adicionais eram embutidos no valor das parcelas.
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