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Casa Civil e SEP não se acertam em dinheiro que será investido em porto do PR

A Secretaria dos Portos (SEP) apresentou na última sexta-feira (27), em Curitiba, um plano de arrendamentos para o porto de Paranaguá que era diferente daquele fornecido um dia antes pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, à reportagem da Gazeta do Povo. O documento apresentado pela ministra diz que os investimentos privados são de R$ 2,6 bilhões. Na proposta apresentada pela SEP na manhã de ontem, o total previsto era menor em R$ 1 bilhão. Na sexta à noite a SEP retificou a informação, mas o esclarecimento não esclareceu totalmente a questão.

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O governo estadual assinou nesta segunda-feira (30) contratos que preveem investimentos de R$ 175,7 milhões no Porto de Paranaguá. Os benefícios estão previstos em três frentes. A oficialização do negócio ocorreu durante a manhã, em ato no Litoral do estado, na sede do porto. Entre as benfeitorias a serem realizadas está o início da dragagem de manutenção, que engloba melhorias em canais de acesso, berços e bacia de evolução.

A maior parte do dinheiro será injetada na dragagem, com uma soma de R$ 115 milhões, nessa etapa. A obra será realizada pela empresa DTA Engenharia, com previsão de duração de um ano. Estima-se que sejam retirados cerca de sete milhões de metros cúbicos de sedimentos. "Com o investimento em aprofundamento da bacia e do berço de atracação, será possível carregamento maior dos navios. Eles terão embarque à plena carga", disse o governador, durante o discurso.

Está prevista também a construção de quatro novos carregadores de navios do Corredor de Exportação, chamados de shiploaders. A intenção é modernizar o setor. A estimativa, segundo Richa, é de ampliar em 33% a produtividade do porto com a construção dessas estruturas.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), do governo estadual, os novos shiploaders têm capacidade para embarcar 2 mil toneladas de grãos por hora. Os que estão instalados hoje têm capacidade para no máximo 1,5 mil toneladas por hora. O custo com esses equipamentos será de R$ 59 milhões e o prazo para a troca, que ocorrerá de maneira gradativa, é de 22 meses.

Outro benefício incluído nos recursos destinados ao porto é a assinatura de um termo de cooperação entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a prefeitura de Paranaguá. Serão realizadas obras que vão melhorar 10 vias de acesso terrestre ao porto por meio dessa parceria. A previsão é de que R$ 2,4 milhões sejam utilizados para reparar parte do pavimento que dá acesso aos portos.

Conforme o governo do estado, devem ser reparadas trincas no piso e tomadas medidas preventivas para agrupar as juntas entre os fragmentos de concreto. Serão realizadas ainda a limpeza de bocas de lobo e caixas de ligação e a recuperação de placas com afundamento parcial. O termo de cooperação determina que a Appa realize a fiscalização das obras e a prefeitura organize o trânsito na localidade e no entorno das obras.

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