Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
energia

Governo reduzirá preço da gasolina em meio ao combate à inflação

Segundo o ministro, a mesma coisa acontecerá com o etanol comercializado pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira que "a BR Distribuidora vai reduzir de 6 a 10 por cento" o preço da gasolina, em meio ao esforço do governo para combater a inflação.

Segundo o ministro, a mesma coisa acontecerá com o etanol comercializado pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Lobão avalia que uma vez que a BR, líder de mercado, faça isso, as outras distribuidoras seguirão o mesmo caminho.

A redução do preço da gasolina está sendo beneficiada pela queda do preço do álcool anidro, que é misturado ao combustível vendido nos postos atualmente na proporção de 25 por cento.

A diminuição nos preços da gasolina também acontece em meio aos esforços do governo para conter a inflação.

Nesta quarta-feira, por exemplo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 0,70 por cento na primeira prévia de maio, ante alta de 0,55 por cento em igual período de abril.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,87 por cento na primeira prévia de maio, ante variação positiva de 0,46 por cento na primeira leitura de abril. A gasolina apresentou a principal alta na leitura inicial de maio, de 6,25 por cento, contra avanço de 2,20 por cento em igual leitura de abril.

Importantes autoridades têm manifestado publicamente a necessidade de se controlar a inflação.

O governo vem tomando medidas nos lados monetário e fiscal para conter a alta dos preços. No mês passado, o Banco Central diminuiu o ritmo da alta do juro, para 0,25 ponto percentual, mas disse ver um aperto por um período "suficientemente longo", levando o mercado a prever mais elevações do que o anteriormente estimado.

No início desta semana, o mercado reduziu sua previsão de inflação neste ano após oito semanas, estimando que o IPCA em 2011 feche o ano em 6,33 por cento, abaixo do teto de 6,50 por cento da meta do governo, segundo relatório Focus divulgado pelo BC.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.