• Carregando...
O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.| Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (30) que o governo irá seguir “obstinadamente” a meta de zerar o déficit primário em 2024. A declaração foi feita aos jornalistas em viagem ao Qatar.

“Nós temos que perseguir essa meta obstinadamente porque o Brasil pode ser o país com melhores condições de investimento sustentável no mundo tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista ambiental”, disse.

Haddad enalteceu a aprovação pelo Senado Federal da taxação de investimentos de pessoas físicas no exterior por meio dos fundos offshore e de investimentos exclusivos, e disse que “o Congresso Nacional está empenhado em ajudar o país a equilibrar as contas”.

“Nós vamos trabalhar para tudo ser aprovado. Tudo isso é justo, porque são distorções que estão sendo corrigidas”, disse.

O ministro também falou sobre a instalação da comissão que irá debater a MP 1.125/23 que regulamenta isenção para metas fiscais. Para Haddad, o texto corrige uma “distorção absurda” no sistema tributário, que beneficia grandes empresas a não pagarem tributos federais. “Tudo isso são correções provocadas nos últimos anos que minaram a base fiscal do Estado brasileiro. São grupos de interesse que se apropriaram do Orçamento público, prejudicando a população, Estados e municípios e a União, que acabam tendo que arcar com estes custos”, afirmou.

Haddad integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que viajou ao Qatar e a Dubai para participar da abertura da COP28.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]