Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Análise

Grandes banqueiros dos EUA admitem erros durante a crise

Executivos testemunharam em comissão no Congresso dos EUA. Para chefe do Goldman Sachs, houve má administração de investimentos

Os dirigentes de quatro dos maiores bancos americanos admitiram erros que levaram à crise financeira global, ao serem ouvidos por uma comissão especial do Congresso dos Estados Unidos que analisa a crise econômica.

O painel de dez membros do Congresso realizou suas primeiras audiências nesta quarta-feira (13).

"Embora tenhamos podido resistir à crise e, acredito, emergir como instituição mais forte, nós - como muitos outros - cometemos erros", admitiu Jamie Dimon, presidente do JPMorgan Chase.

O presidente do Goldman Sachs, Lloyd Blankfein, afirmou que um dos problemas foi que muitas instituições financeiras e investidores, em vez de realizar suas próprias análises, confiaram nas agências classificadoras de risco para que fizessem por elas o trabalho essencial de análise de risco.

Quase todas as perdas sofridas pelas instituições financeiras durante a crise foram devidas à má administração, particularmente em matéria de bens imobiliários, segundo Blankfein. A grande maioria das perdas podem ser rastreadas a más decisões creditícias em geral, e muitas delas, em particular, nas concessões de empréstimos hipotecários errôneos, acrescentou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.