• Carregando...

Na avaliação do Sindicarne, o retorno de 30% do efeito ao trabalho não estaria tendo um efeito prático porque a decisão está sendo interpretada de maneira equivocada por parte dos fiscais. "Na leitura deles, esse também é o porcentual da carga que deve ser liberada", disse Gustavo Fanaya, economista da entidade. De acordo com Fanaya, o fiscal que está trabalhando chega a um determinado local, onde mil toneladas aguarda liberação, mas ele acaba fiscalizando e emitindo o laudo de apenas 30% do volume.

A situação mais grave é dos abatedouros de frango, que respondem por 70% das exportações de carne do Paraná. O setor já está reduzindo o volume de abate, porque não tem mais capacidade de armazenagem. Parte está sendo remanejada para o mercado interno, com a emissão de laudos sanitários por veterinários independentes, recurso que não pode ser utilizado quando o produto é destinado ao mercado internacional. A suinocultura, que responde por 15% das exportações., ainda não sofre os impactos da greve porque nessa atividade é possível manter o animal por mais dois ou três dias na granja. No caso da carne bovina, o problema maior continua sendo a aftosa.

Domingos Martins, presidente do Sindiavipar, lamentou ontem o que ele chamou de "boicote" dos fiscais, que teriam abandonado a certificação do produto na origem. Esse atestado é necessário para que o produto possa ser transportado até o porto, onde um novo fiscal precisa fazer uma segunda liberação. O desembaraço no porto também estaria muito lento e restrito à parte da mercadoria, disse Domingos. "A greve começa a provocar grandes prejuízos a toda cadeia."

A expectativa do Sindicarne é que as novas contratações do Mapa ocorream de imediato. Com a publicação no Diário Oficial, é possível colocar esses profissionais em ação no prazo de 24 horas, disse Fanaya. Como a medida é emergencial e o contrato temporário, o governo pode dispensar diversos tramites burocráricos. Os agrônomos e veterinários não precisam passar por concurso. Eles deve ser selecionados a partir do cadastro das entidades de classe. (G.F.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]