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Paris (Francepress) – O Conselho de Concorrência ("Conseil de la Concurrence", órgão que cuida da defesa da concorrência na França) informou ontem que multou 13 empresas fabricantes de perfumes e cosméticos e três distribuidoras de perfume em 46,2 milhões de euros por prática de cartel entre 1997 e 2000. Segundo o conselho, marcas famosas de cosméticos, como Chanel, Yves Saint Laurent e Guerlain, fizeram um acordo com as redes francesas de vendas de perfumes Marionnaud, Nocibe e Sephora para vender seus produtos pelos mesmos preços em suas lojas. A Marionnaud, informou o conselho, recebeu a maior multa, 12,8 milhões de euros; a Sephora – do grupo LVMH, dono de marcas como Louis Vuitton – recebeu multa de 9,4 milhões de euros; e a Nocibe foi multada em 6,2 milhões de euros. As multas para as fabricantes de perfumes e cosméticos ficaram entre 90 mil euros e 4,1 milhões de euros.

As empresas teriam feito um acordo para inflar os preços, pressionar vendedores e ameaçar com represálias os que não aplicassem os preços combinados pelas marcas, segundo o conselho. "As marcas multadas alegaram que a padronização de preços em um patamar alto destinou-se a defender a ‘imagem de luxo’ de seus produtos", informou o conselho em um cominicado.

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