• Carregando...
Fernando Haddad
Ministro da Fazenda afirma que PIB brasileiro pode crescer mais de 2%, superando expectativa de 1,7% do FMI.| Foto: Washington Costa/Ministério da Fazenda

O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, afirmou nesta terça (30) que o PIB brasileiro (Produto Interno Bruto) de 2024 pode crescer acima das projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 1,7%. Ele estima que a produção de bens e serviços neste ano pode ter uma alta superior a 2%.

“Os números de janeiro até aqui estão bastante razoáveis. A gente não gosta de ficar animado demais porque às vezes o último dia surpreende, às vezes é um mês só, mas nós entramos num ano em que podemos entrar acima das expectativas”, disse a jornalistas no ministério.

Haddad, no entanto, não comentou o que pode levar ao crescimento esperado pelo governo para este ano. O ministério em si trabalha com algo em torno de 2,2% de acordo com o último Boletim MacroFiscal, publicado em novembro de 2023.

O ministro aguarda, ainda, a divulgação do resultado de 2023, em que o mercado financeiro estima uma alta de 2,92% segundo o último Relatório Focus, do Banco Central, divulgado no fim de dezembro (veja na íntegra).

Além de comentar a expectativa de crescimento do PIB no ano que vem, Haddad, também disse que está discutindo com bancos públicos o Marco Legal de Garantias, que “vai mudar o padrão do crédito no Brasil”.

“Tanto o padrão de crédito imobiliário quanto do financiamento de veículos e bens duráveis em geral. Isso pode potencializar muito o crescimento”, completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]