• Carregando...
Fernando Haddad participa nesta terça-feira (17) de reuniões e de um painel sobre o Brasil no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Fernando Haddad participa nesta terça-feira (17) de reuniões e de um painel sobre o Brasil no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.| Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa nesta terça-feira (17) de uma série de reuniões e de um painel sobre o Brasil no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Da programação constam encontros com dirigentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Meta, dona do Facebook.

Durante a manhã, Haddad teve encontros com o ministro saudita do investimento, Al-Fahli; com Mark Malloch Brown e Alexander Soros, respectivamente presidente e presidente do conselho de administração da Open Society, a fundação do investidor George Soros; e com Ian Bremmer, presidente da consultoria Eurasia.

Segundo Haddad, os sauditas – que já têm parcerias com empresas e bancos brasileiros – têm interesse em investir sobretudo em parcerias público-privadas e concessões no Brasil. "Eles têm fundos de investimento e estão atentos a todos os editais de parcerias que o governo brasileiro e estados e municípios vão lançar no próximo período. Isso é bom, porque é um volume de recursos disponível para investimento muito importante", disse Haddad a jornalistas.

Com a Open Society, a agenda foi "de outra natureza", segundo Haddad. "Uma agenda mais voltada para a questão ambiental e para a questão democrática", afirmou, sem dar mais detalhes.

A conversa com Bremmer, da Eurasia, girou em torno de questões geopolíticas: a posição do Brasil no contexto de guerra comercial entre EUA e China, a guerra na Ucrânia e "as possibilidades brasileiras nessa disputa internacional pela indústria e por comércio", de acordo com o ministro.

"Mercado está menos tenso"

Haddad participa agora de um evento com banqueiros e investidores promovido pelo Itaú Unibanco. Antes do encontro, disse a jornalistas que considera o mercado "menos tenso" com a questão fiscal.

"O fiscal é pressuposto do desenvolvimento. Ele não é um fim em si mesmo. Você tem que estar com as contas arrumadas, mas para desenvolver o país você precisa de uma política proativa de mapear as oportunidades do país, onde você vai investir em ciência e tecnologia, como vai repensar matriz energética, qual o tipo de indústria que quer atrair para o seu território", afirmou. "O fiscal é parte da lição de casa, mas não é a agenda econômica completa se for pensar em desenvolvimento econômico e sustentável."

Questionado sobre as reações às depredações nas sedes dos três Poderes em 8 de janeiro, Haddad se disse surpreso com o "grau de preocupação" de seus interlocutores em Davos. "Eles estão muito chocados com o que aconteceu e de certa maneira aliviados com o fato de resposta ter sido pronta e consistente", afirmou. Segundo o ministro, um dos objetivos da ida dele e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a Davos foi "tranquilizar a comunidade internacional de que o Brasil está funcionando, voltou para o jogo democrático e voltou a pensar grande, voltou à mesa das grandes nações que buscam desenvolvimento com justiça social e liberdades civis e políticas".

Às 13h de Davos (9h de Brasília), Haddad e Marina Silva falam na sessão especial "Brazil: A new roadmap" ("Brasil: um novo roteiro"), que deve durar 45 minutos. Na sequência, Haddad se reúne com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e com os ministros de Economia da Colômbia, José Antônio Ocampo, e das Finanças da Alemanha, Christian Lindner.

Os últimos compromissos do dia são um encontro com Nick Clegg, presidente de Assuntos Globais da Meta, dona do Facebook e, à noite, um jantar promovido pelo banco BTG Pactual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]