• Carregando...
Interior de um quarto de hotel.
Ameaça da disseminação do novo coronavírus provocou o cancelamento de reservas.| Foto: Gazeta do Povo/Arquivo

Com uma taxa média de ocupação abaixo de 10% nesta última semana sobretudo para eventos corporativos, parte dos hotéis, resorts e parques temáticos começou a encerrar suas atividades por tempo indeterminado. "O setor de turismo reagiu de forma imediata à pandemia do coronavírus", disse Fernando Guinato Filho, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo. Parques temáticos como Beto Carrero, e resorts também fecharam as portas e veem incertezas para os próximos quatro meses por causa da Covid-19.

O setor, que emprega 380 mil trabalhadores diretos - e 1,3 milhão indiretos e calculou prejuízo de R$ 2,2 bilhões até o dia 15 de março. "Até o fim do mês, chegará a R$ 3,5 bilhões", afirmou Sérgio Souza, presidente da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil). Segundo ele, o setor começou a ficar em alerta há 15 dias, quando os resorts e hotéis começaram a receber pedidos de cancelamentos não só corporativos. "Escolas e famílias começaram a cancelar as reservas."

Nesta semana, as principais associações que representam o setor pediram um pacote de ajuda ao governo federal para manterem os empregos. Pela proposta, o setor se compromete a arcar com 100% dos salários de 10% dos 380 mil funcionários, que seria o contingente necessários para a manutenção dos estabelecimentos. Os 342 mil funcionários restantes não seriam demitidos, mas ficariam em casa com salário pago pelo governo. As entidades aguardam nos próximos dias uma resposta do governo federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]