• Carregando...
Huawei ganha acordo e vai ajudar a construir rede 5G alemã
| Foto: Krisztian Bosci/Bloomberg

A chinesa Huawei acaba de receber o selo de aprovação de uma das maiores empresas de telecomunicações da Alemanha. A unidade alemã da Telefonica, que opera a segunda maior rede sem fio do país, escolheu a Huawei e a Nokia, da Finlândia, para desempenhar igual papel no fornecimento da atualização de sua rede móvel de quinta geração. O acordo está sujeito à obtenção de certificado de atuação por parte das empresas junto às pelas autoridades alemãs, de acordo com a Telefonica.

O anúncio é uma validação para a Huawei depois que a Deutsche Telekom disse, na semana passada, que parou de encomendar novos equipamentos 5G por causa da incerteza política sobre os fornecedores chineses. A Huawei negou repetidamente as alegações de que sua tecnologia poderia ser usada para espionagem. Há uma ressalva, no entanto. Atualmente, o governo alemão está elaborando diretrizes de segurança para a expansão da rede 5G do país, em uma medida que deve exigir a certificação de equipamentos, incluindo antenas.

Integrantes da comunidade de inteligência do país gostariam de restringir as regras de maneira a bloquear a Huawei. A chanceler Angela Merkel disse no passado que não quer barrar a empresa chinesa desde que ela cumpra certos padrões de segurança. Ainda não está claro quais requisitos serão finalmente implementados, por isso pode ser muito cedo para a Huawei declarar vitória na Alemanha. Em comunicado, a Telefonica Deutschland Holding no comunicado. A empresa "está levando em consideração o processo político em andamento de estabelecer essas diretrizes de segurança sem atrasar o início da expansão 5G".

A Telefonica alemã ainda não selecionou um fornecedor para atualizar a rede principal mais sensível - o "cérebro" que abriga as funções de controle - e não o fará até o próximo ano, afirmou à imprensa o CEO Markus Haas. Após o comunicado sobre o acordo com Huawei e Nokia, as ações da Telefonica caíram 2,1% às 11h24 em Frankfurt.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]