i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Empresa da China

Governo Bolsonaro se divide sobre Huawei no 5G: saiba quem é quem na disputa

    • Estadão Conteúdo
    • 13/07/2020 10:18
    Qual é a posição do governo Bolsonaro sobre a participação da Huawei no 5G brasileiro
    Visitante mexe no telefone no stand da Huawei durante o Congresso Mundial de Telefonia Celular de 2016, em Barcelona, Espanha.| Foto: Lluis Gene/AFP

    A liderança da empresa chinesa Huawei na tecnologia 5G pôs o presidente Jair Bolsonaro em uma saia justa política. Pressionados pelos Estados Unidos, que acusam a Huawei de atuar como um instrumento de espionagem do governo chinês, vários países do mundo decidiram proibi-la de fornecer equipamentos para as futuras linhas da telefonia de quinta geração. Mas o Brasil, dependente do comércio com a China, se vê num impasse em barrar a companhia chinesa do leilão do 5G brasileiro, marcado para o ano que vem.

    E essa situação se reflete no racha interno dentro do próprio governo sobre que atitude tomar. A ala ideológica pretende alinhar o Brasil aos Estados Unidos, barrando a Huawei. Do outro lado, com tendência a serem a favor de não restringir a companhia chinesa, estariam o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros Paulo Guedes (Economia) e Teresa Cristina (Agricultura).

    Entre os governos que decidiram proibir a Huawei estão Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia e Japão. O Reino Unido havia imposto um teto de até 35% na participação da Huawei em suas redes de 5G, mas há expectativa de que as restrições evoluam para banimento. Alemanha, França e Espanha, por sua vez, optaram por não restringir a atuação da companhia até agora.

    Oficialmente, governo evita se posicionar sobre Huawei...

    No Brasil, essa decisão será de Bolsonaro, a quem caberá a edição de um decreto sobre o tema. Como toda política pública, cabe aos ministérios envolvidos opinar sobre o assunto, pois a decisão, qualquer que seja, terá que ter respaldo técnico, legal e jurídico.

    Pasta mais diretamente relacionada ao assunto, o recém-criado Ministério das Comunicações evita se posicionar. "A eventual imposição de limitações a um fornecedor de equipamentos de telecomunicações perpassa diversos órgãos de governo para além do Ministério das Comunicações, como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o Ministério da Economia e o Ministério das Relações Exteriores, cabendo a decisão final ao presidente", informou a pasta.

    O mesmo ocorre com vários outros ministérios. A reportagem procurou sete pastas na última semana para perguntar a opinião deles sobre o tema. O GSI e os ministérios da Economia, da Agricultura e de Ciência, Tecnologia e Inovações preferiram não comentar, assim como a Casa Civil – a quem cabe reunir a posição dos diferentes ministérios. O Ministério de Relações Exteriores não respondeu aos questionamentos da reportagem.

    ... Mas nos bastidores há uma "guerra" interna no governo

    Se publicamente os ministérios não se pronunciam sobre o tema, nos bastidores há uma "guerra" sobre o tema. O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ligado à ala ideológica, tem deixado clara sua posição a favor de um alinhamento aos Estados Unidos e contrário à China em suas redes sociais. Sobre a pandemia do novo coronavírus, chamado por ele de "comunavírus" ele considera haver um plano para implantar o comunismo em organismos internacionais.

    Por outro lado, o vice-presidente Hamilton Mourão já deixou claro ser contra qualquer restrição à Huawei. No ano passado, ele viajou à China, onde se encontrou com o vice-presidente da companhia e reiterou haver um clima de confiança com o país asiático.

    O tema também preocupa a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, já que a China é o principal destino das exportações agrícolas do Brasil. Qualquer barreira à Huawei pode ter consequências diretas sobre o agronegócio brasileiro.

    Liberal, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem dito que quer as três fornecedoras – além da chinesa Huawei, a sueca Nokia e a finlandesa Ericsson – competindo para oferecer o melhor serviço ao país.

    Além do racha interno sobre a Huawei, o Planalto pode ter de enfrentar um componente a mais para dificultar a decisão: a Câmara dos Deputados.

    O Legislativo pretende entrar no debate sobre a segurança das redes 5G – e, em princípio, a movimentação é para não barrar a empresa chinesa. Presidente da Comissão de Agricultura e das Frentes Parlamentares Brasil-China e dos Brics, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) afirma que a decisão deve ser tomada em conjunto entre Executivo e Legislativo.

    "Vou sugerir ao presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) que crie uma comissão para darmos transparência total a esse processo de 5G no nosso país. Temos que visar o que realmente seja o melhor pro Brasil", diz Pinato.

    Ele afirma que o Brasil deve tomar a melhor decisão em termos econômicos e tecnológicos no que diz respeito ao 5G, "independente de ideologias". "Se não há consenso sobre o que fazer, vamos fazer um debate franco", afirmou. Para Pinato, a ala ideológica está levando o governo "para o buraco". "O vice-presidente e a ministra Teresa Cristina não vão aceitar isso", acrescenta. "A China não é nenhuma santa, mas os EUA têm interesse nessa causa. Não podemos fazer algo só porque o Trump disse."

    O que os EUA afirmam sobre a Huawei

    Os Estados Unidos têm intensificado movimentos contrários à chinesa Huawei e pressionado operadoras de telefonia em todo o mundo. Declarações públicas do secretário de Estado norte-americano, Michael Pompeo, foram distribuídas pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil com esse teor.

    Em nota oficial, Pompeo defende a adoção de "fornecedores confiáveis" para o 5G. "A maré está se voltando contra a Huawei à medida que cidadãos de todo o mundo estão acordando para o perigo do estado de vigilância do Partido Comunista Chinês", afirma.

    O secretário de Estado americano cita medidas anunciadas pela República Checa, Polônia, Suécia, Estônia, Romênia, Dinamarca, Letônia e Grécia. Ele menciona ainda iniciativas adotadas por teles na França, Índia, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Reino Unido e Canadá. A nota destaca ainda que a Telefônica, dona da Vivo, também teria se comprometido a não usar equipamentos de fornecedores "não confiáveis".

    Além da pressão dos Estados Unidos, uma série de fatores pesam contra a Huawei. Embora seja uma empresa privada, por ter capital fechado ela não tem o mesmo grau de transparência das nórdicas Ericsson e Nokia – listadas em bolsa e com balanço auditado por empresas independentes.

    Além disso, a Huawei está submetida, na China, à Lei de Inteligência Nacional, de 2017, segundo a qual toda organização deve apoiar e cooperar com a inteligência do Estado. Para os críticos, essa legislação obrigaria as empresas que atuam no país a repassar informações ao comando do Partido Comunista, dentro e fora da China.

    EUA não têm grande fornecedor de 5G

    Curiosamente, os Estados Unidos, que exerce a pressão para barrar a Huawei, não têm um grande fabricante de tecnologia 5G. Os norte-americanos contam principalmente com os serviços das duas empresas nórdicas.

    A Lucent, empresa americana que estava no ramo, foi comprada pela francesa Alcatel e, depois, pela Nokia. A Motorola saiu do mercado. E a Standard Electric, que inclusive tinha fábrica e escritório no Rio de Janeiro, saiu do negócio de telecomunicações. As americanas Cisco e a Qualcomm permanecem no setor, mas não fazem equipamentos centrais de 5G.

    Brasil corre risco de espionagem se escolher a Huawei?

    Juarez Quadros, ex-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ex-ministro das Comunicações, tem uma visão realista sobre o risco de o Brasil ser espionado dependendo do fornecedor da tecnologia 5G que vier a escolher. "Todos poderiam espionar. A verdade é que temos de proteger as redes de telecomunicações a evitar situações de conflito. Então teríamos que impor salvaguardas que protejam o Brasil desse risco", afirma.

    Quadros avalia que o ideal seria o governo elaborar uma política pública que estabeleça protocolos de segurança de modo a evitar conflitos geopolíticos. "Se é para restringir, que se façam os atos necessários, porque estão ausentes leis, decretos e portarias nesse sentido. E é preciso ter embasamento legal e jurídico para uma decisão como essa."

    O presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, afirma que a pressão norte-americana vai contra a cadeia de suprimento global do setor e, se for bem-sucedida, certamente levará a aumento de preços. Ele destaca que a americana Apple, por exemplo, produz o iPhone na China. "Voltar a uma fase pré-globalização, em que cada país produz seu equipamento, reduz os ganhos de escala. Isso vai se refletir em preços mais altos. Será pior para todos", diz o analista.

    Na avaliação dele, o Brasil tem muito a perder caso se curve à pressão dos Estados Unidos. "Não vejo por que não devamos resistir. A política externa brasileira deve buscar uma posição de neutralidade. Numa briga de gigantes, não devemos nos posicionar de um lado ou de outro", afirma.

    Governo não editou até agora nenhuma regra para barrar a Huawei

    Mesmo com a pressão norte-americana e a liderança chinesa no 5G, até agora o governo não editou nenhuma norma que restrinja a atuação da Huawei no Brasil.

    Em março, o GSI editou uma Instrução Normativa (IN) sobre segurança cibernética, com requisitos mínimos para o 5G. Entre as diretrizes está a garantia da integridade, confidencialidade e privacidade. A norma do GSI também orienta as operadoras a contratar, dentro de uma mesma área geográfica, equipamentos de, no mínimo, dois fornecedores distintos. A prática, no entanto, já é adotada pelas principais teles brasileiras para 2G, 3G e 4G, por estratégia comercial. Essa Instrução Normativa está em análise na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    Também está na Anatel a análise do edital do leilão do 5G, pelo direito de explorar frequências para transmitir o sinal. A disputa é restrita às teles – como Claro, Vivo, TIM, Oi e Algar, além de prestadores de pequeno porte – e não diz respeito a equipamentos usados.

    Apesar das promessas de que o leilão do 5G ficaria para 2020, internamente, a Anatel sempre trabalhou com o prazo de 2021, corroborado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

    Nos bastidores, as teles são contra a restrição de atuação da Huawei no Brasil, onde a empresa chinesa já está há 20 anos. A estimativa é que a chinesa esteja presente em algo entre 40% e 50% das redes do país. Além disso, boa parte da estrutura atual pode ser reaproveitada no 5G.

    O que a Huawei diz

    A Huawei se defende das acusações e afirma nunca ter tido incidentes relacionados à segurança em 30 anos de operação em mais de 170 países.

    A empresa, que atua há 22 anos no Brasil, afirma que preza pela segurança e que fornece equipamentos para mais de 500 operadoras em todo o mundo, além de ter fechado 91 contratos de 5G no primeiro trimestre deste ano. "A segurança cibernética e privacidade do usuário são o principal foco de atenção da Huawei", informa.

    Sobre a suspeita de praticar espionagem, a Huawei afirma que suas soluções "estão de acordo com as leis de cada país em que atua" e que não trabalha "com qualquer governo ou instituição no sentido de criar 'backdoor' para produtos ou serviços". A Huawei informa que tem trabalhado para achar formas de "gerenciar" as restrições propostas pelos EUA.

    38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 38 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    • S

      sergio

      ± 0 minutos

      Congresso vai criar comissão para debater o 5G,ai me preocupa, Só espero que não atrapalhe deixando o país no atraso como sempre.Tô com Paulo Guedes que venham todos os fornecedores. Ir atrás dos EUA nessa é fria. Os EUA e o primeiro mundo caminham lado a lado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • S

      sergio

      ± 5 minutos

      Congresso vai criar comissão para debater o 5G,ai me preocupa, Só espero que não atrapalhe deixando o país no atraso como sempre.Tô com Paulo Guedes

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • H

      Humberto B

      ± 18 horas

      A China prende crítico, ataca Hong Kong, cria uma ilha artificial como base militar, está pondo seu poderia sobre Taiwan... Hora Bolas, que desconfiança que a Huawei irá seguir a lei e interesses do Brasil, não é mesmo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Maquiavel

      ± 18 horas

      Comprar tecnologia da Huawei vai ser um negócio da China, para a China claro...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Aldo

      ± 19 horas

      Apenas depravados morais e potenciais criminosos querem submeter o Brasil aos desmandos do maior regime genocida e terrorista do planeta, o Chinazismo, em troca de vender porcos e soja. Uma malta que não merece a democracia e a liberdade que têm.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 19 horas

      A Huawei foi a primeira empresa que conseguiu implementar plenamente a tecnologia 5G, coisa de 5 ANOS à frente dos concorrentes. Trata-se de chegar primeiro num mercado valiosíssimo. O problema não é a espionagem, isso é lero-lero para que os caçadores de “comunistas” no fim do arco-íris façam o barulho que os fabricantes retardatários desesperados precisam para ganhar tempo. Quando se trata de competir com o mais competente, resta apelar. O Brasil ter o 5G cedo vale um salto de competitividade. Para as doidivanas ideológicas, importa só a narrativa besta que segura hipnose dos bozoides. Mourão está do lado certo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • W

      WILSON ZETI

      ± 19 horas

      O legal é que as agências de segurança americanas não espionam nem nunca espionaram qualquer brasileiro, certo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • G

      Guilherme Carvalho Andrade da Silva

      ± 19 horas

      Bolsonaro, se você deixar a Huawei 5G entrar isso vai contra a sua base de governo!! Isso é problema!! Não os deixei entrar!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • E

      Eden Lopes Feldman

      ± 19 horas

      Algo me parece perigoso : a Huawei iria colaborar com a tentativa de censura do senado e do STF ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • E

      ELIAS

      ± 19 horas

      Incrível o nível de pequenez e covardia da ministra da agricultura!!! Quem precisa de alimento são eles sua besta!!! Pare de fornecer-me eles morrem de fome!!! Forneça produtos e não comodities!!! Covarde, fraquinha !!! quer se associar a comunistas para preservar o agronegocio ??? E onde ficam as indústrias nacionais? Vendilhão do Brasil!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • P

      Paulo Afonso Pasquotto de Lima

      ± 19 horas

      Baita cavalo de troia. Comprar ISSO AI DE UMA DITADURA, É INSANIDADE. Eles terão controle de tudo por aqui.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

      ± 20 horas

      Do jeito que nossa privacidade está invadida e somos cada vez mais monitorados por equipamentos, pouco importa quem forneça a tecnologia. A Big Data já sabe tudo o que fazemos e queremos, o Big Brother já é realidade, não adianta nada espernear.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • D

      DAC

      ± 20 horas

      Começo com uma sugestão ao jornal: Estamos no ano mais importante para guerra cibernética no mundo: pela primeira vez na história um ataque cibernético provocou uma destruição igual a de um míssil. Por que não vi nada disso reportado por este jornal? Introduzido o assunto acima, cabe a questão: O que deve prevalecer economia ou segurança? Para que serve um Estado se não para garantir segurança para seu povo? Deixar a China entrar, sem se preocupar com segurança, por cause de exportação de grãos? Não nos apequenemos. Ela precisa de nossos grãos tanto quanto nós precisamos do dinheiro dela. Aliás, nunca é bom ter um parceiro comercial tão forte assim. 5G = Segurança.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • P

      Paulo roberto costa da silva

      ± 20 horas

      Recebi hoje, pela internet uma postagem muito esclarecedora sobre a tecnologia 5G, e estou de acordo com o Presidente. A Huawey é uma empresa privada mas vinculada à ditadura Chinesa e aí, tal como a vacina, me assusta muito, principalmente que Brasil e EUA são os paises do bloco americano mais ligados entre si. Atualmente, além da chinesa Huawey, os EUA também desenvolvem o 5G em consorcio com a Coreia do Sul e tem mais outros paises que desenvolvem a tecnologia, portanto, esperemos um pouco mais para a adoção desta tecnologia para não ficarmos cativos da China, quando ao mercado para o Brasil, a sabedoria de nossos ministros os fará encontrar outros mercados para vendermos. Não só a China,

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Aldo

      ± 20 horas

      Não há sequer o que pensar. O Chinazismo deve ser BANIDO do Brasil e do planeta! Genocidas comunistas piratearam tecnologia do Ocidente e agora tentam revender a preço de banana. São traficantes e terroristas, assim como fazem com os órgãos das minorias que vivem campos de concentração são vendidos no mercado negro pelo partido comunista chinês. Fora "Xitler" Ji Ping! Chinazista!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • S

      SantoHomem!

      ± 21 horas

      Xinga a China machão!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      César Martins

      ± 22 horas

      Precisamos tomar muito cuidado para negociar com a China Vejam o sufoco que estamos passando com a compra de equipamentos da pandemia O Mandeta anunciou a compra de equipamentos no mes de março que foram cancelados vergonhosamente Nao podemos ficar na mao de um fornecedor so

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Antonio Cousseau

      ± 22 horas

      PERGUNTEMOS AO POVO ARGENTINO SE É BOM FICAR NAS MÃOS DOS CHINESES? A COISA LA NÃO ESTÁ LEGAL PARA ELES TAMBÉM.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • R

      RUY

      ± 22 horas

      Mentira !!! A China depende do Brasil para comer. Se parar de comprar do Brasil, só restará os USA para atender o mercado chines. Mas os USA não vão dar mole para os chineses. E se for o caso, para atender A China os USA deixarão os outros mercados desatendidos e para quem ? Só restará o Brasil no mundo com este potencial alimentar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • S

      Sergio Vianna

      ± 22 horas

      Faremos assim. China vai comer!!! EUA, tecnologia para nós deve ser algo-saxã! Fim!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Afonso Celso Frega Beraldi

      ± 24 horas

      O embaixador chinês no Brasil, o terrorista mandado por Pequim, ja deve estar "alisando" alguns parlamentares... Esses caras porão o brasileiro de joelhos. Os dados serão roubados, e os usuarios monitorados. O PCC gosta muito disso, ao lado de partidecos brasileiro amantes de ditaduras e corrupção.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Mário Kume

      ± 24 horas

      Tudo que vem da China precisa ser barrado. A Huawei está sendo impedida de entrar na Europa, EUA... porque existem fortes indícios que uma vez instaladas passem a ocupar um campo minado da informação de espionagem para aquele país. Existem outros desenvolvedores de tecnologia 5G.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      JOSIL

      ± 1 dias

      Presidente, siga países avançados, que optaram por proibir a HUAWEI, no 5G: ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, AUSTRÁLIA, NOVA ZELÂNDIA, ÍNDIA e JAPÃO e o REINO UNIDO, que avança nas restrições; com certeza sabem o que fazem. Nossos produtos agrícolas de ótima qualidade, com certeza acharão mercado fácil, inclusive com a China. A nossa soberania está em jogo; com certeza a opinião desses países, cujas seguranças são atacadas com mais frequência, sabem mais que nossos Generais, com todo o respeito que merecem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      ± 1 dias

      Militares e economistas tendem a apoiar a Huawei porque possuem olhar 100 focado em números e ignoram os riscos por trás da ameaça à nossa soberania. Eu vou deixar aqui registrado:se Bolsonaro permitir a Huawei de entrar em nosso país, através do 5G, não terá mais meu apoio nem em disputa de par ou ímpar. E mais, farei questão de fazer campanha CONTRA o governo dele, porque isso será nossa SENTENÇA DE MORTE DEFINITIVA!!! FORA HUAWEI!!! Quero minhas liberdades e a nossa soberania intactas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      3 Respostas
      • Z

        Zyss

        ± 24 horas

        Venderam a alma por pensões gordas e manter o traseiro gordo na cadeira. Pois sabem que o caminho conservador é árduo e longo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • W

        Willian Cardoso de Souza Jesus

        ± 1 dias

        Zyss: Que o diga o que fizeram durante o Regime de 64...os caras simplesmente NÃO APRENDEM. Permanecem firmes em sua IGNORÂNCIA e ALIENAÇÃO. Se é que alguns deles não compactuam com o regime comunista, o que eu não duvido...o Mourão é certamente um dos caras mais perigosos e indignos de confiança dentro do governo. Quanto mais o Bolsonaro seguir seus conselhos, mais ele estará assinando sua sentença de morte política. E pior, a nossa como nação!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Z

        Zyss

        ± 1 dias

        Militar positivista é pior que comunista cego.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Maria Fatima de Moura

      ± 1 dias

      Brasil tem que proibir essa tecnologia assim como fizeram os maiores países. A intenção da China com essa tecnologia é sim o controle.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • F

      FB

      ± 1 dias

      Lembrando aqui um fato: os EUA é contra a Huawei, não a favor das próprias em empresas. Tanto que quem mais está ganhando com isso é a Nokia e a Ericsson, empresas Europeias, não as Americanas. Essa insistência dos EUA talvez tenha fundamento sim e não deve ser descartada como mera disputa comercial.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • O

      Oliveira

      ± 1 dias

      Escolher entre China e USA é um falso dilema para evitar espionagem. Há uma reportagem no Washington Post mostrando como, por quase 50 anos, o americanos usaram de um backdoor numa empresa q produzia equipamentos para comunicação criptografada, interceptando mensagens tanto de desafetos quanto aliados. Por outro lado, há uma reportagem na Bloomberg mostrando como a China inseriu microchips menores q um grão de arroz em gadgets vendidos tanto para o consumidor comum quanto em equipamentos militares da alta cúpula, principalmente norte-americana e europeia. Não dá pra confiar em um, muito menos no outro. Isso só se resolve com muito investimento e capacitação técnica.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Maquiavel

      ± 1 dias

      Se o Brasil entregar a internet 5G para a chinesada comunista o país irá virar vassalo da China, basta olhar o que está acontecendo no mundo nos últimos meses! Ficaremos reféns da chinesada, que dará as cartas e teremos que comer nas mãos deles quietinhos

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • O

      Oliveira

      ± 1 dias

      Não surpreende um país tão atrasado tecnologicamente como o Brasil - pior ainda no campo da segurança da informação - se portar como um bizonho nesse tema.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      APJr

      ± 1 dias

      Nada de China, nem Huawei !! Os verdadeiros desejos dessa comunistaiada são maus. Estaremos muito melhor, alinhados às democráticas nações americanas e europeias do que envolvidos com países comunistas. Comunista não !!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • X

      Xicote

      ± 1 dias

      Essa é uma questao tecnica ...chega de parpites de curandeiros tupiniquins..... A China é nosso maior importador ....mandem eles tomar no c....e vendemos nossos produtos pra Argentina ...Venezuela...Cuba ....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • G

      Gustavo Gomes

      ± 1 dias

      É um erro deixar tanto mercado dependendo da China, sentimos isso com a carne, se formos deixar nossa tecnologia acontecerá o mesmo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      Jorge Dias

      ± 1 dias

      EUA, República Checa, Polônia, Suécia, Estônia, Romênia, Dinamarca, Letônia, Grécia, França, Índia, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Reino Unido e Canadá. Todo mundo errado, só o Mourão, o Dória e os "especialistas" em China estão certos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • W

        Willian Cardoso de Souza Jesus

        ± 1 dias

        O Mourão é um verdadeiro CAVALO DE TROIA dentro do governo. Sempre foi. No início do governo ele cansou de boicotar o Presidente, fazer média com a mainstream e com demais opositores. Tudo nitidamente para ganhar popularidade com essa turma, já pensando em futuras eleições ou até mesmo na possibilidade de assumir popular num eventual impeachment do Bolsonaro. Pessoas como o Mourão são piores do que inimigos, porque nada pode ser pior do que um aliado em que vc não pode confiar...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Z

        Zyss

        ± 1 dias

        Mourão é um ameba ambulante

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    Fim dos comentários.