Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Refrigeração

Hussmann fecha as portas e demite 250 em Londrina

A Hussmann do Brasil Ltda – fabricante de balcões de refrigeração para supermercados e geladeiras verticais para bares e restaurantes – fechou as portas ontem no Brasil. Foram demitidos mais de 300 funcionários: 250 na linha de produção em Londrina e o restante em Barueri, São Paulo. A ordem de fechamento veio da matriz, nos Estados Unidos, sob alegação de que a crise mundial tornou inviável a operação da empresa no país. São mais de 30 filiais no mundo e todas deverão sofrer cortes de pessoal.

A direção da empresa em Londrina não se manifestou publicamente. Uma nota oficial da matriz nos Estados Unidos foi encaminhada à imprensa no início da tarde. Nela, Jorge Medina, gerente geral da Ingersoll-Rand Company Limited (IR) na América Latina – grupo do qual a Hussmann faz parte – afirma apenas que a empresa vai cumprir integralmente os compromissos assumidos.

Em Londrina, os funcionários receberam comunicados informando que serão pagos os direitos trabalhistas e indenizações de um a três salários extras, de acordo com o tempo de serviço; os planos de saúde serão mantidos por mais três meses.

A Hussmann atuava em Londrina havia dez anos. Seu fechamento surpreendeu os funcionários. "Estávamos trabalhando de domingo a domingo para dar conta de toda produção. Ontem [quarta-feira], teve funcionário que trabalhou até às 19 horas", relatou o operador de máquinas Edmilson de Souza, que trabalhava na empresa havia nove anos. Segundo ele, todos chegaram ontem para o trabalho e foram impedidos de entrar nos setores. "Fomos recebidos por um número bem acima do normal de seguranças. Nos encaminharam para salas separadas e deram a notícia [sobre o fechamento]."

O presidente do sindicato dos metalúrgicos, Sebastião Raimundo da Silva, afirmou que a entidade também não foi informada previamente sobre o fechamento da empresa.

O grupo IR têm ainda duas empresas instaladas no mesmo local da Hussman em Londrina: a Air Solution, que fabrica compressores de ar, e a Thermo King, que fabrica ar condicionado para ônibus. Segundo o sindicato, as duas vão manter as atividades.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.