Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governo

Lula nega intenção de mudar leis trabalhistas

Presidente criticou empresários que têm demitido funcionários, e disse que as empresas deveriam usar lucros acumulados para pagar trabalhadores

Lula: “Ninguém tem motivo para mandar trabalhador embora” | Roosewelt Pinheiro/ABr
Lula: “Ninguém tem motivo para mandar trabalhador embora” (Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou ontem que o governo estude flexibilizar as leis trabalhistas para evitar o desemprego, em decorrência da crise financeira internacional. Ele disse também que os empresários não têm motivos para demissões e que devem usar os lucros acumulados para pagar funcionários.

"Não é papel do governo fazer aquilo que os trabalhadores têm que fazer com os empresários. Se, em alguma situação, os trabalhadores quiserem a participação ou a intermediação do governo, estaremos prontos, mas achamos que esse problema é dos trabalhadores e empresários."

Lula criticou os empresários que estão demitindo. Ele não escondeu a decepção com Roger Agnelli, da Vale, por demitir 1,3 mil funcionários, e reclamou de setores que cobram medidas do governo como contrapartida para manterem os postos de trabalho no país. "Nenhum empresário tem motivo para mandar qualquer trabalhador embora. Nenhum", disse.

As críticas de Lula aos empresários, as primeiras desde o agravamento da crise financeira, foram feitas logo depois de almoço com o presidente cubano, Raul Castro. Lula criticou especialmente proposta apresentada por setores empresariais para que o governo pague seguro-desemprego a trabalhadores que tiverem salários suspensos temporariamente. "Acho muito engraçado. Uma parte dos empresários poderia pagar (os trabalhadores) com os lucros que acumulou."

O presidente afirmou ainda que o governo não deixará de assumir a responsabilidade de cuidar dos trabalhadores, mas avaliou que a situação da economia não é motivo para demissões.

* * * * * *

Interatividade

Você acha que as leis trabalhistas brasileiras deveriam ser flexibilizadas?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou comente abaixo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.