• Carregando...

O principal índice das ações brasileiras fechou em alta em um movimento de recuperação nesta quinta-feira, mas continuou abaixo de 65 mil pontos, perto dos menores níveis desde agosto.

O Ibovespa subiu 0,56 por cento, a 64.577 pontos. O giro do pregão foi de 6,7 bilhões de reais. Na véspera, o índice havia recuado 2,4 por cento, no pior pregão do ano.

"A gente não consegue ver compra nova, substancial, no mercado", disse Rodrigo Nassar, operador da Vetorial Asset. "Está muito mais sensível para venda do que para compra."

Analistas têm apontado um deslocamento de investidores estrangeiros das bolsas emergentes para os mercados de países desenvolvidos. Entre 1o e 8 de fevereiro, saíram 1,24 bilhão de reais de investidores estrangeiros da bolsa brasileira.

Nesta quinta-feira, foi a vez do Credit Suisse reduzir a exposição a mercados emergentes, citando a melhora das principais economias e a preocupação com a inflação de alimentos. A recomendação vale por dois meses, de acordo com os analistas do banco.

Nesta sessão de ajuste local, porém, o Ibovespa teve desempenho melhor que seus pares norte-americanos. O índice Standard & Poor's 500, por exemplo, tinha baixa de 0,1 por cento a meia hora do fechamento.

As ações da OGX Petróleo foram as principais responsáveis pela alta do Ibovespa, com valorização de 4,81 por cento, a 17,86 reais. De acordo com operadores, a empresa tem recuperado terreno desde a confirmação de que o poço 9-OGX-26HP na bacia de Campos tem elevado potencial produtivo, com previsão de exploração a partir de agosto.

As ações da operadora de cartões Cielo também se destacaram, com alta de 3,53 por cento, a 11,44 reais, após a divulgar lucro líquido de 444,5 milhões de reais no quarto trimestre. A concorrente Redecard teve baixa de 0,91 por cento, a 18,48 reais.

O resultado da Cielo foi considerado negativo por analistas, mas já era amplamente esperado após números também ruins da Redecard. "A estratégia de preços (da Cielo) parece mais resiliente que de sua concorrente (Redecard)", afirmaram Henrique Caldeira e Roberto Attuch, analistas do Barclays.

A Cosan também divulgou resultado, mas o impacto foi negativo na ação que caiu 3,94 por cento, a 23,91 reais. O maior grupo de açúcar e etanol do Brasil fechou o trimestre passado com lucro líquido de 27,9 milhões de reais, queda de 83,3 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Petrobras PN, que recebeu comentários positivos de Barclays e de UBS, teve alta de 0,34 por cento, a 26,27 reais. A estatal anunciou recorde na produção de gasolina tipo A em janeiro.

Fora do índice, a ação da Direcional despencou 9,28 por cento, a 11,15 reais, após a conclusão da oferta primária de ações da companhia (follow-on). As novas ações foram lançadas no mercado por 11 reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]