• Carregando...

A Bovespa fechou no azul após a China divulgar dados econômicos fortes e um aumento no depósito compulsório dos bancos, mas a alta do dia não compensou as desvalorizações acumuladas desde segunda-feira.

O Ibovespa encerrou com alta de 0,68 por cento, para 68.341 pontos. Na semana, o índice caiu 2 por cento. O volume financeiro da sessão foi de 5,54 bilhões de reais.

Com a crescente expectativa de que a China pudesse anunciar uma alta no juro básico após a divulgação de dados econômicos, o Ibovespa acumulou quatro quedas seguidas.

Nesta manhã, o governo chinês informou que as importações e exportações no país tiveram forte expansão em novembro, o crédito bancário superou previsões e o investimento imobiliário continuou alto. Os números reforçaram expectativas de que Pequim anunciasse medidas para esfriar a economia.

No entanto, a divulgação de aumento no compulsório em 0,5 ponto percentual foi uma medida mais amena do que a esperada, o que deixou espaço para uma leve correção no Ibovespa.

"A tensão que o mercado gerou fez o pessoal interpretar um aumento de juros, mas veio um aumento no compulsório, que é restrito ao crédito", afirmou o analista-chefe da corretora SLW, Pedro Galdi.

No entanto, as incertezas com relação à China seguem, com parte do mercado na expectativa de que neste final de semana mais medidas de aperto possam surgir.

Nos Estados Unidos, os principais índices de Wall Street tinham leve alta perto do fim do pregão, animados por dados encorajadores sobre a confiança do consumidor e comércio.

No Ibovespa, as ações preferenciais da Petrobras tiveram alta de 1,18 por cento, para 25,70 reais, enquanto as preferenciais da Vale ganharam 1,09 por cento, para 50,00 reais.

A maior alta foi de JBS, que subiu 5,37 por cento, para 6,87 reais. Até a véspera o papel acumulava perda de aproximadamente 30 por cento no ano.

A Brasil Ecodiesel subiu 4,95 por cento, para 1,06 real, após reportagens na mídia afirmarem que é iminente a entrada de investidores chineses na empresa.

Fora do índice as ações da Anhanguera subiram 4,9 por cento, para 38,50 reais. Na véspera, o papel da empresa foi precificado em 36,70 reais na oferta primária que está sendo realizada pela empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]