Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inflação

IGP-M tem forte desaceleração na primeira prévia do mês

Dois índices de inflação apresentaram forte desaceleração na primeira prévia de fevereiro, graças, principalmente, ao recuo no preço dos alimentos. Dados divulgados nesta sexta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que o IGP-M ficou em 0,03%, bem abaixo dos 0,40% registrados em igual período de janeiro. Já o IPC divulgado pela Fipe, da Universidade de São Paulo, passou de 0,50% em janeiro para 0,20% na primeira quadrissemana deste mês.

No ano, o IGP-M acumula variação de 0,95% e em 12 meses, deflação de 0,32%. O resultado da primeira prévia do mês ficou abaixo das estimativas da maioria dos analistas, que previam uma variação de 0,10% no período.

Na quinta-feira, foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, que teve variação de 0,59%, pouco acima das previsões de mercado. No entanto, os analistas acreditam que apesar do avanço no índice, a tendência é de que os preços se estabilizem.

Dois dos três componentes do IGP-M apresentaram desaceleração no período. O Índice de Preços no Atacado (IPA) teve deflação de 0,06%, contra inflação de 0,43% em igual período do mês passado.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ficou em 0,13%, contra 0,41% de janeiro. As maiores contribuições vieram do grupo Alimentação, que caiu de 0,59% para -0,83%, seguido por Vestuário, que passou de 0,80% para -0,64% com as promoções de verão.

O grupo Transportes, por sua vez, foi responsável pela maior aceleração do IPC, passando de 0,46% para 1,22%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registou aceleração, passando de 0,13% em janeiro para 0,35%, na primeira prévia de fevereiro.

FipeA maior alta de preços do IPC veio do grupo Educação, de 4,15%, seguido por Transportes (1,01%); Saúde (0,54%); Despesas Pessoais (0,16%) e Habitação (0,09%). Dois grupos apresentaram deflação: Vestuário (0,63%) e Alimentação (0,74%).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.