• Carregando...

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) superou todas as projeções do mercado e subiu 0,98% em agosto, ante alta de apenas 0,28% por em julho, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira. Os analistas projetavam avanço de 0,73%.

Este salto da inflação,o momento de forte atividade econômica e elevada instabilidade internacional,reforça as preocupações com o comportamento dos preços e coloca em dúvida a continuidade da queda dos juros.

Boa parte da aceleração verificada no indicador foi provocada pelo forte aumento dos preços no atacado. O índice de preços deste segmento - o IPA - saltou 1,31%, ante ganho de 0,26% no mês anterior. O índice de matérias-primas brutas avançou 4,26%, puxado pelo comportamento dos preços de itens como milho, laranja e tomate, que tiveram altas expressivas.

Na outra ponta, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,39%, depois de ter avançado 0,34% em julho. A principal contribuição neste caso para a aceleração partiu do grupo Habitação, onde os preços subiram 0,17%, depois de terem recuado 0,24% no mês anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou um aumento de 0,35%, frente ao ganho de 0,21% no mês anterior.

No ano, o IGP-M acumula alta de 2,75% Nos últimos 12 meses, o índice que é o principal indexador de aluguéis, acumula alta de 4,63%.

O IGP-M de agosto foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 de julho e 20 deste mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]