• Carregando...

A inadimplência do consumidor cresceu 3,9% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2008, menor variação anual desde junho do ano passado (7,1%), cerca de três meses antes do início da crise econômica mundial, segundo dados divulgados ontem pela Serasa Experian, empresa especializada na análise de crédito. Na comparação com agosto, a inadimplência do consumidor caiu 1,7% no mês passado, o que marca a segunda queda mensal consecutiva. Com isso, o índice voltou ao nível pré-crise.

Os analistas da empresa avaliam que a queda dos juros, a recuperação do emprego formal e da massa de rendimentos e a renegociação de dívidas estão dando a oportunidade para o consumidor reorganizar sua situação financeira. Com a redução do desemprego e a expansão da atividade econômica, a inadimplência do consumidor deve apresentar quedas contínuas, segundo a Serasa.

Para a Serasa, a recuperação da economia brasileira vem se consolidando mês a mês. Entre os períodos acumulados de janeiro a se­­tembro deste ano e do ano passado, o indicador de inadimplência su­­biu 8,9%, segundo menor avanço em 2009.

As dívidas com bancos lideraram o ranking da inadimplência do consumidor no acumulado do ano, representando 44,4% do total, seguidas de cartões de crédito e financeiras (36,3%) e cheques sem fundos (17,3%).

Outra pesquisa

De acordo com a SPC Brasil, empresa de verificação de crédito, e a Con­­federação Nacional de Diri­­gentes Lojistas (CNDL), que apresentaram ontem uma outra pesquisa, a taxa de inadimplência caiu em setembro, acompanhando uma retração no volume de consultas.

O volume de consultas à base de dados da SPC é usualmente considerado "um termômetro" das vendas a prazo no país.

A área de análise econômica da SPC aponta também o crescimento da oferta de emprego e a restituição do Imposto de Renda como os motivos que levaram à redução no atraso de pagamentos.

A pesquisa de inadimplência da SPC Brasil apontou queda de 5,88% no mês de setembro, em comparação com agosto. Sobre setembro de 2008, a retração no volume de registros por atraso na SPC foi de 3,85%.

No mesmo mês, a SPC verificou um decréscimo de 4,04% no volume de consultas à sua base de da­­dos, em comparação com agosto. Setembro é, historicamente, um mês de baixo volume de vendas porque o consumidor costuma poupar recursos para as compras de final de ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]