• Carregando...

O índice dos gerentes de compras na China, número oficial, caiu de 53,4 pontos em março para 52,9 pontos em abril, provavelmente abrandando as preocupações de que superaquecimento e pressões de inflação exigirão mais aperto monetário do governo. Na sexta-feira, o PMI (na sigla em inglês) chinês coletado pelo HSBC havia ficado inalterado de março para abril.

O recuo do PMI oficial em abril indica que o crescimento do setor de manufatura teve desaceleração após a breve aceleração em março, retomando a tendência de três declínios mensais consecutivos antes do mês de março.

O subíndice de preços dos insumos, um indicador de pressão de inflação, declinou de 68,3 em março para 66,2 em abril. Um PMI acima de 50 indica expansão da atividade manufatureira, enquanto um número abaixo de 50 indica retração.

"No geral, o PMI indica que o ritmo de crescimento econômico da China pode continua a se desacelerar, especialmente à medida que a desaceleração do crescimento da demanda causar ajuste dos estoques", disse Zhang Liqun, analista da Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP), em comunicado. A CFLP divulgou hoje o número junto com o Escritório Nacional de Estatísticas.

Entre outros subíndices importantes, o de encomendas de exportações caiu de 52,5 pontos em março para 51,3 em abril, e o de encomendas de importações caiu de 52 para 50,6. O índice de produção caiu de 55,8 pontos para 55,2, no período em questão. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]