• Carregando...
Marcos Tuoto, da Tree Trading: exportações subiram 35%, sem perder de vista o mercado interno. | Antônio More/Gazeta do Povo
Marcos Tuoto, da Tree Trading: exportações subiram 35%, sem perder de vista o mercado interno.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Com a recuperação das exportações, o setor de madeira é um dos poucos segmentos da indústria paranaense que conseguiram fechar o ano em alta. Segundo dados da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), as vendas de madeira cresceram 5,18% em 2015, enquanto a soma de todo o setor industrial do estado viu o índice apresentar desempenho negativo de 8,44%.

A explicação para o resultado positivo da indústria madeireira está nas exportações. Em 2015, o valor exportado atingiu US$ 901 milhões, o maior registrado desde a crise de 2008 e 1,9% superior ao alcançado no ano anterior.

Entre os produtos que tiveram o melhor desempenho estão a madeira serrada de pinus, que registrou aumento de 31,4% em relação ao volume físico embarcado em 2014, alcançando, ano passado, 1.304.305 m³. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci). Entre os produtos com boas vendas externas estão as portas, com aumento de 8% e mesma média de embarques registrada nos últimos anos.

Produtores devem focar no mercado interno

Com o desaquecimento da economia doméstica e sem perspectivas de retomada no curto prazo, a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) prevê que em 2016 o setor se voltará ainda mais para o mercado internacional.

Leia a matéria completa

Cautela

Os números são vistos com reserva por representantes do setor madeireiro do Paraná. Segmentos importantes de consumo– como a construção civil, móveis e embalagens– foram afetados pela crise econômica e retraíram as compras de matéria-prima.

Com o desaquecimento do mercado doméstico, os produtores foram obrigados a recorrer às exportações para não deixar as fábricas na ociosidade. Esse movimento, segundo a Abimci, gerou grande oferta de produtos para o exterior e queda dos preços em dólar, prejudicando todo o segmento.

Além da retração do mercado interno e dos preços na moeda americana, os produtores sentiram a pressão dos custos de produção.

Limite

Para o CEO da Tree Trading, Marcos Tuoto, se não fossem esses fatores, o estado poderia ampliar ainda mais sua participação no comércio internacional de produtos de madeira. O superintendente da Abimci, Paulo Roberto Pupo, afirma que se está no limite de produção e consumo global e que não é o momento para os fabricantes aumentarem a produção. “Tudo tem de ser feito com muita cautela. Temos de entender o mercado externo e ver se o nosso produto é viável”, diz Pupo.

Wood Trade Brazil

Profissionais ligados à cadeia produtiva da madeira terão a oportunidade de discutir as perspectivas do setor no Wood Trade Brazil, evento que acontece na terça-feira (8), em Curitiba. Entre os convidados estarão Flávio Castelo Branco, economista da Confederação Nacional das Indústrias; Joésio Siqueira, vice-presidente da STCP Engenharia de Projetos; e Euclésio Finatti, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná. O evento será no Câmpus da Indústria da Fiep. As inscrições podem ser feitas pelo site. Vagas limitadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]