• Carregando...

A produção industrial e os estoques programados caíram em novembro, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta terça-feira (18). A pesquisa Sondagem Industrial mostrou que a produção do setor registrou 49,8 pontos no mês passado, abaixo do índice de outubro (54,9 pontos). Em uma escala que varia de zero a cem pontos, valores acima de 50 indicam evolução positiva da produção industrial. Valores abaixo de 50, retração.

Apesar da interrupção do crescimento da produção, a CNI ressaltou que não houve aumento dos estoques. O índice ficou em 48,9 pontos em novembro, mostrando que os estoques ficaram abaixo do do programado.Segundo a Sondagem Industrial, a utilização da capacidade instalada foi de 74% no mês passado, mesmo nível de outubro.

O resultado ficou abaixo do esperado para o mês. A utilização efetiva da capacidade instalada em relação ao usual para novembro ficou em 46 pontos, 0,8 ponto abaixo do registrado no mês anterior.O número de empregados continuou também praticamente estável em novembro, com 49,4 pontos.

Demanda menor

Embora os empresários da indústria continuem otimistas em relação aos próximos seis meses, a expectativa sobre a demanda para os próximos seis meses recuou de 55,7 pontos em novembro para 54,6 pontos neste mês. Segundo a CNI, a queda foi influenciada pela menor atividade que ocorre normalmente no início do ano.

Os índices de expectativas de compras de matérias-primas e de contratações de empregados permaneceram estáveis em dezembro, com respectivamente 52,3 pontos (52,6 pontos em novembro) e 50,7 pontos (50,6 pontos no mês passado). Os números indicam não haver perspectivas de aumento nas contratações da indústria.A perspectiva para a quantidade exportada nos próximos seis meses, no entanto, subiu em dezembro: 52,6 pontos, contra 51 pontos em novembro.

Metodologia

A Sondagem Industrial ouviu 1.864 empresas entre 3 e 13 de dezembro.O índice de Sondagem Industrial da CNI é construído a partir de questionários respondidos mensalmente por empresários de indústrias de todo o país. Eles têm de classificar o desempenho de sua empresa em relação ao mês anterior, as perspectivas para o seu negócio para os próximos seis meses e o índice de confiança do empresário naquele mês.

Os índices da pesquisa são calculados em uma escala que varia de zero a cem pontos. Números acima de 50 significam variação positiva para o indicador e abaixo, negativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]