• Carregando...

A produção industrial brasileira sofreu um tombo de 5,5% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (1º). É o décimo resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação e o mais intenso desde setembro de 2009 (-7,6%).

O fechamento do segundo trimestre de 2012 também aponta queda frente a 2011, de 4,5%. Em relação ao primeiro trimestre, a queda é de 1,1%.

Já na passagem de maio para junho, a indústria cresceu 0,2%, a primeira alta mensal após três quedas consecutivas. Mas o avanço veio mais tímido que o esperado. De acordo com pesquisa da agência de notícias Reuters, os analistas do mercado financeiro esperavam que a atividade cresceria 0,8% em junho.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a expectativa também foi mais otimista que a realidade: os economistas esperavam um recuo de 4,3%.

Para Mantega, produção industrial está dando uma virada

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta quarta-feira (1º) que a produção industrial passa neste momento por um "ponto de inflexão". "A produção industrial está dando uma virada, depois de crescimento negativo por vários meses seguidos", afirmou Mantega.

"Daqui para frente, vamos ter resultados melhores", previu, ao chegar à sede do Ministério da Fazenda, após encontro com a presidente Dilma Rousseff.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]