• Carregando...

A Inepar Indústria e Construções S/A, que reúne todas as empresas do grupo Inepar, negou ter adquirido o estaleiro Sermetal, que pertence à IVI, do empresário Nélson Tanure. Em comunicado enviado à Bovespa na segunda-feira, a companhia afirma que "a Iesa e/ou a sua controladora Inepar não exerceram o direito de arrendar, muito menos de comprar o estaleiro". Segundo o diretor corporativo da Inepar, Jauneval de Oms, a aquisição foi feita pela empresa GFS, constituída há quatro meses e "não tem participação da Iesa ou da Inepar, e sim de pessoas físicas ligadas à Inepar, e também de um grupo de investidores". O executivo não informou quem são os sócios da GFS.

Em entrevista para a Gazeta do Povo, publicada quinta-feira, Jauneval afirmou que o grupo teria adquirido o estaleiro por R$ 300 milhões. Por ser uma companhia de capital aberto, listada em bolsa de valores, a Inepar teria de anunciar a compra por meio de fato relevante – o que não ocorreu, motivando os questionamentos por parte da Bovespa.

Mesmo sem ter participado diretamente da compra do estaleiro, a Inepar tem uma divisão específica de Óleo e Gás, que responde por 60% de seu faturamento. De acordo com o jornal "Valor Econômico", sua subsidiária Iesa faz parte do consórcio Rio Naval – que, recentemente, venceu licitação para a construção de nove navios para a Transpetro, empresa que pertence à Petrobrás.

O grupo Inepar foi criado no Paraná, no fim dos anos 60, mas hoje apenas sua administração fica em Curitiba. As unidades industriais estão concentradas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]