• Carregando...

A inflação ao consumidor nos Estados Unidos ficou praticamente estável em 2008. Em mais um dia de más notícias para a economia americana, o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou ontem que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) fechou o ano em 0,1%, a menor alta desde 1954.

O que poderia ser considerada uma boa notícia em outros tempos é um termômetro da economia enfraquecida. O CPI próximo à deflação reflete a forte queda do poder de consumo do americano – ou seja, quanto menos demanda, menor o preço – e o recuo nos preços do petróleo, que tiveram redução de quase 75% desde o pico de julho. A queda do petróleo permitiu o declínio nos preços de itens que vão de gasolina e óleo para calefação até passagens aéreas.

Em dezembro, o CPI teve deflação de 0,7%, marcando o terceiro mês consecutivo de queda no indicador – em novembro, houve deflação de 1,7% e em outubro, de 1%. O índice anual de 0,1% é bem inferior ao que era esperado pelo Fed (o banco central americano) – entre 1,5% e 2%. Em 2007, a inflação ao consumidor havia registrado 4,1%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]