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O investimento em informática também faz parte da busca por modernização entre as empresas de logística. Com a ajuda da tecnologia, fica mais fácil saber onde estão estocados os produtos, controlar a movimentação das cargas e traçar as melhores rotas para os caminhões.

Na DHL Exel Supply Chain, operadora logística do Centro de Distribuição da Kraft Foods, em Curitiba, o operador de empilhadeira sabe, por meio de um computador de mão, onde encontrar o produto, qual quantidade retirar, em que doca levar. "O sistema já planeja o local de estocagem e retirada do produto de forma que ele chegue ao caminhão no menor tempo possível", explica o gerente da empresa, José Souza.

A Kraft investiu pesado para alcançar a otimização planejada em Curitiba. Junto à DHL Exel e à incorporadora imobiliária Hines, criou um Centro de Distribuição de 40 mil metros quadrados, feito sob medida ao custo de R$ 61 milhões. "Valeu a pena", diz o diretor de supply chain (ou de gestão de suprimentos) da Kraft Foods, Roberto Machado.

A exigência da Kraft na área de logística e transporte ajudou outras empresas a se aprimorar, diz Machado. "Há quatro anos, poucas empresas tinham investimentos relevantes e estavam prontas para serem contratadas. A partir das nossas exigências, ficaram mais equipadas e atraentes também para o mercado." (PK)

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