• Carregando...

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – que reúne os preços de produtos administrados por contratos - caiu 1% neste primeiro semestre de 2006, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), que divulgou o levantamento nesta segunda-feira (10). O barateamento dos combustíveisfoi o principal fator que impulsionou a queda no índice. Os custos com energia elétrica e transporte coletivo também sofreram decréscimo.

Os valores do álcool caíram 11,37%, enquanto a gasolina regrediu 4,26%. O diesel também contribuiu com 0,49% de queda. A maior parte dos serviços utilizados para os cálculos do Dieese, como gastos com água, esgoto e telefone, não sofreram alterações. Apenas os gastos com gás de cozinha subiram 0,95%. Desta forma, de acordo com o Dieese, o custo médio dos serviços públicos para uma família curitibana foi de R$ 487,04 em junho.

O acumulado janeiro-junho deste ano registra uma variação de 0,39% no país. Nos últimos 12 meses esse acumulado é de 4,92%, variação superior ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]