As inscrições para cursos do ProJovem Trabalhador, programa, que oferece 7 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens entre 18 e 29 anos, terminam nesta terça-feira (20). Os candidatos podem fazer as inscrições nos terminais do Cabral, Portão, Hauer, Fazendinha, Pinheirinho, Capão da Imbuia, Bairro Alto, Centenário, Campina do Siqueira, Sítio Cercado, Barreirinha e Santa Cândida, das 8 às 19h30.
Além dos terminais de transporte coletivo, um mutirão na Praça Rui Barbosa atende os interessados das 9 às 17 horas. As aulas dos cursos de capacitação começam na quarta-feira (21).
De acordo com o último balanço da prefeitura, do dia 8 de julho, 3.267 se inscreveram nos cursos. Os cursos gratuitos estão divididos na área de administração (2,5 mil vagas), telemática (1,6 mil vagas), turismo e hospitalidade (600 vagas), beleza e estética (mil vagas), construção e reparos (500 vagas), transportes (500 vagas) e esporte e lazer (300 vagas). As duas empresas responsáveis pelos cursos na capital são a Sociedade Educacional Santa Catarina (Sociesc) e a Associação de Defesa do Meio Ambiente Reimer.
Cursos
Os cursos têm duração de seis meses, sendo que sete semanas são para a qualificação social e 17 semanas para a qualificação profissional dos jovens. Além das aulas serem gratuitas, as pessoas que participarem do ProJovem Trabalhador vão receber uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês, vale transporte, uniforme, material didático e lanche. Para receber o auxílio, o estudante precisa ter 75% de frequência.
Os candidatos precisam levar fotocópia do RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de escolaridade e renda familiar de até um salário mínimo por pessoa. As inscrições podem ser feitas das 9 às 17 horas. Os jovens também precisam estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio. Não são aceitas as inscrições de pessoas que estão cursando ou já concluíram o ensino superior.
Programa
O ProJovem Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com as prefeituras. Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego é a coordenadora e gestora do programa.
A Sociesc e a Reimer são Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e foram escolhidas por meio de licitação para ministrarem os cursos na capital.
Serviço
Mais informações sobre os cursos e inscrições podem ser obtidas nas empresas.
Sociesc (responsável pelos cursos de administração, construção e reparos e transporte) Fone: (41) 3015-9073.
Reimer (responsável pelos curós de telemática, beleza e estética, turismo e hospitalidade e esporte e lazer) Fones: (41) 3333-9409, (41) 3333-8035, (41) 3333-4248 e (41) 3243-9400 ou pelo site.



