• Carregando...
Feira vai até sábado (9) em Las Vegas | ROBYN BECK/AFP
Feira vai até sábado (9) em Las Vegas| Foto: ROBYN BECK/AFP

A cidade norte-americana de Las Vegas recebe entre os dias 6 e 9 de janeiro a CES 2016, a maior e mais tradicional feira de tecnologia do mundo. Com a presença de Sony, LG e outras grandes fabricantes, a feira traz os principais anúncios do setor e também aponta algumas das tendências do mercado para os próximos anos.

E, nesta edição, não foi diferente, com destaque para a Internet das Coisas, com casas e carros mais conectados, além de outras grandes novidades que estão a caminho.

Confira algumas das novidades que mais se destacaram.

Carros inteligentes

As montadoras invadiram a feira de tecnologia neste ano. A Ford, por exemplo, anunciou uma parceria com a Amazon para o desenvolvimento de uma plataforma que permita ao usuário controlar o seu carro pela internet, além de integrar o veículo ao restante da casa. Isso significa ligar a TV pelo painel do veículo ou dar partida no automóvel direto do seu quarto.

A BMW também apresentou propostas semelhantes com um sistema nas nuvens que integra a sua casa ao seu carro. Batizado de Mobility Mirror (foto), a tecnologia traz uma espécie de espelho que exibe informações úteis e permite o envio de comandos pela rede.

Geladeiras conectadas

ALEX WONG/AFP

A Internet das Coisas vai chegar também à sua cozinha, como mostrou a Samsung ao anunciar uma geladeira conectada à internet. Com uma tela de 21,5 polegadas em uma das portas e três câmeras na parte interna que checam se algo está faltando, o refrigerador envia uma notificação para seu smartphone caso você precise fazer compras e ainda traz um aplicativo do mercado para que você faça o reabastecimento na hora. E ela conta ainda com um sistema de alto-falantes para quem quiser ouvir música enquanto cozinha.

Equipamentos integrados

O novo monitor da Dell capaz de recarregar seu celular vai ser o sonho de consumo de muita gente. Trata-se da mesma tecnologia usada em alguns smartphones para o carregamento sem fio, mas esses componentes estão instalados na base da tela. Assim, basta colocar o aparelho para que ele recupere sua bateria. A previsão de lançamento é para o final de março por US$ 429.

TVs 4K e 8K

DAVID MCNEW/AFP

A resolução 4K já não é mais nenhuma novidade, ainda que o formato Ultra HD não tenha se popularizado por conta do alto preço das TVs e da falta de conteúdo compatível. Por isso, a Sony anunciou uma nova loja para seus aparelhos equipados com sistema Android. Batizada de ULTRA, ela trará uma série de filmes nessa resolução tanto para locação quanto para venda. A ideia é oferecer ao consumidor maneiras de aproveitar toda a qualidade que esse tipo de TV oferece, o que ainda é bem escasso.

Já a LG foi além e anunciou uma nova linha de TVs com tela de 98 polegadas e resolução 8K. O telão deve chegar às lojas na segunda metade de 2016.

Realidade Virtual

ALEX WONG/AFP

Além do anúncio do preço do Oculus Rift, que chega em março por US$ 599, a realidade virtual chamou a atenção na CES também pela apresentação da nova versão do Vive Pre, da HTC em parceria com a Valve. Os óculos serão lançados em abril, sem preço definido, e com destaque para uma câmera frontal que permite que o usuário enxergue o mundo ao seu redor sem precisar tirar o equipamento da frente dos seus olhos. A Samsung também esteve presente na feira, com seu óculos Gear VR (foto),que funciona em conjunto com smartphones da marca e já está disponível no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]