i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tecnologia

Japão lança projeto milionário para construir supercomputador mais rápido do mundo

    • Washington Post
    • 02/12/2016 09:17
     | Markus Spiske/Pexels
    | Foto: Markus Spiske/Pexels

    O Japão não é a casa do supercomputador mais rápido do mundo há cinco anos, mas agora seu governo quer recuperar a coroa.

    O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do país encaminhou o equivalente a US$ 173 milhões para um projeto destinado a construir um supercomputador capaz de processar 130 petaflops, ou 130 quatrilhões de cálculos por segundo, segundo a Reuters. Essa velocidade de processamento pode permitir ao Japão avançar em áreas emergentes da tecnologia, como inteligência artificial e robótica.

    As empresas têm até 8 de dezembro para se inscrever seu projeto, que está sendo chamado de AI Bridging Cloud Infrastructure, ou ABCI. A licitação pode ser concluída já no próximo ano, informou a Reuters.

    Potência da tecnologia global, o Japão gradualmente vem ficando para trás para trás no jogo de inovação. O supercomputador mais potente do país não fica em primeiro lugar no mundo desde novembro de 2011 e atualmente está fora do top cinco, de acordo com Top500.org, que padroniza e classifica as superpotências globais.

    A China agora é proprietária e opera os dois supercomputadores mais rápidos do mundo, incluindo o número 1, da Sunway Taihulight, que pode lidar com 93 petaflops. Os Estados Unidos têm o terceiro, quarto e quinto supercomputadores mais rápidos, de acordo com Top500.org.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.