• Carregando...

Uma bateria de notícias positivas ajudou a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) a bater seus preços mais altos desde o fim do primeiro semestre de 2008, apagando por completo a fase mais nervosa da crise global. Empresas com resultados surpreendentes e indicadores econômicos positivos nos Estados Unidos formaram o cenário que deu ânimo para os investidores voltarem às compras.

O Ibovespa, termômetro dos negócios da bolsa paulista, subiu 1,79% no fechamento, aos 63.759 pontos. O giro financeiro foi de R$ 7,68 bilhões. Nos EUA, a Bolsa de Nova Iorque fechou em alta de 0,63%. "O cenário está muito positivo para assumir riscos. A temporada de balanços, que acabou de começar nos EUA, não trouxe notícias ruins, pelo contrário", comenta Rodrigo Silveira, gerente de operações da corretora Um Investimentos. "É possível que haja algumas realizações pontuais lá na frente. Mas o capital es­­trangeiro continua entrando no país com muita força", acrescenta.

Essa entrada de dinheiro no país faz com que o real se valorize. Ontem, o dólar recuou 0,96% para R$ 1,739 no fechamento. Trata-se do menor valor desde 8 de setembro de 2008.

Entre as principais notícias do dia, o Departamento de Trabalho dos EUA revelou uma retração na demanda pelos benefícios do auxílio-desemprego, um importante indicador sobre as condições do mercado de trabalho local. O número de pedidos iniciais desse benefício caiu em 33 mil na semana encerrada no último dia 3, para um total de 521 mil solicitações. Trata-se do menor nível desde janeiro deste ano.

O Banco Central Europeu decidiu manter a taxa básica de juros para os países da zona do euro em 1% ao ano, com o objetivo de estimular a recuperação econômica da região.

As "blue chips" (ações de bastante liquidez) Vale e Petrobras acompanharam o comportamento das commodities. No caso da mineradora, os papéis ordinários terminaram com ganho de 1,42% e os preferenciais A, em 1,61%. Petrobras avançou 2,59% na ação ordinária e 2,28% na preferencial. O setor bancário do­­méstico, que foi destaque negativo na quarta-feira em meio à estreia das units do Santander, corrigiu parte das perdas da véspera e subiu ontem. Bradesco PN avançou 2,54%, Itaú Unibanco PN, 1,71%, BB ON, 1,85%, Santan­­der unit, +0,13%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]