Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sistema em teste

IPad vai auxiliar nas eleições do estado do Oregon nos EUA

Providos de vários iPads, os funcionários eleitorais do estado americano visitarão parques, lares de idosos e centros comunitários para facilitar a participação das pessoas com dificuldades para preencher as cédulas tradicionais

Para os que têm problemas de visão, o iPad pode ler a cédula de votação em voz alta | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Para os que têm problemas de visão, o iPad pode ler a cédula de votação em voz alta (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

O estado de Oregon iniciou nesta terça-feira (8) um programa pioneiro nos Estados Unidos que permitirá a pessoas com dificuldades especiais votarem, por meio de um iPad, para escolher um novo congressista para a Câmara de Representantes.

O uso do tablet será testado em cinco condados do estado, cujos moradores devem escolher o legislador que substituirá o democrata David Wu, que renunciou em julho depois de ser acusado de abusar sexualmente de uma jovem.

Steve Trout, diretor de eleições do escritório eleitoral de Oregon, disse à imprensa local que depois de testes com outros sistemas, o tablet da Apple acabou escolhido por sua "enorme flexibilidade" para se adaptar a todo tipo de incapacidade.

Providos de vários iPads, os funcionários eleitorais do estado americano visitarão nesta terça-feira parques, lares de idosos e centros comunitários para facilitar a participação das pessoas com dificuldades para preencher as cédulas tradicionais.

Para os que têm problemas de visão, o iPad pode ler a cédula de votação em voz alta. Além disso, permite usar indistintamente os dedos ou uma caneta, dependendo das necessidades do eleitor.

Uma vez emitido o voto, a cédula é impressa e enviada por correio, já que no Oregon, desde 2000, todas as votações são realizadas pelos correios. Os aparelhos utilizados foram doados pela Apple, e o estado investiu US$ 75 mil para desenvolver o software que permite a votação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.