• Carregando...
Para os que têm problemas de visão, o iPad pode ler a cédula de votação em voz alta | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Para os que têm problemas de visão, o iPad pode ler a cédula de votação em voz alta| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

O estado de Oregon iniciou nesta terça-feira (8) um programa pioneiro nos Estados Unidos que permitirá a pessoas com dificuldades especiais votarem, por meio de um iPad, para escolher um novo congressista para a Câmara de Representantes.

O uso do tablet será testado em cinco condados do estado, cujos moradores devem escolher o legislador que substituirá o democrata David Wu, que renunciou em julho depois de ser acusado de abusar sexualmente de uma jovem.

Steve Trout, diretor de eleições do escritório eleitoral de Oregon, disse à imprensa local que depois de testes com outros sistemas, o tablet da Apple acabou escolhido por sua "enorme flexibilidade" para se adaptar a todo tipo de incapacidade.

Providos de vários iPads, os funcionários eleitorais do estado americano visitarão nesta terça-feira parques, lares de idosos e centros comunitários para facilitar a participação das pessoas com dificuldades para preencher as cédulas tradicionais.

Para os que têm problemas de visão, o iPad pode ler a cédula de votação em voz alta. Além disso, permite usar indistintamente os dedos ou uma caneta, dependendo das necessidades do eleitor.

Uma vez emitido o voto, a cédula é impressa e enviada por correio, já que no Oregon, desde 2000, todas as votações são realizadas pelos correios. Os aparelhos utilizados foram doados pela Apple, e o estado investiu US$ 75 mil para desenvolver o software que permite a votação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]