• Carregando...

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou nesta quinta-feira (30) que a sua estimativa para o crescimento econômico de 2009 foi revisada para baixo. Até o momento, o instituto previa uma taxa média de expansão de 2% (entre 1,5% e 2,5%) para a economia brasileira neste ano, valor que caiu para uma expansão de 0,2% a 1,2% em 2009.

A meta do governo federal é de que o PIB cresça 1% em 2009, projeção que consta, inclusive, na revisão do orçamento de 2009. Ao mesmo tempo, o Banco Central prevê uma expansão de 0,8% para o PIB deste ano, enquanto o mercado financeiro, mais pessimista, espera uma retração de 0,36%.

Segundo o Ipea, a revisão foi motivada pelo resultado do PIB no primeiro trimestre deste ano, que recuou 0,8% contra os três últimos meses de 2008. "O desempenho da atividade econômica ficou aquém das nossas expectativas", informou em boletim divulgado à imprensa.

O diretor de Estudos Macroeconômicos do Ipea, João Sicsú, disse que o instituto não divulga somente um número para a previsão de PIB, mas uma banda, pelo fato de que é difícil fazer estimativa para o PIB. "É um reconhecimento de que temos dificuldades em fazer previsões. Não damos ênfase e nenhum ponto da baixa (de 0,2% a 1,2%)", afirmou ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]