• Carregando...

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) encontrou irregularidades em 81 equipamentos de proteção individual em uma fiscalização feita entre os dias 4 e 8 de fevereiro em lojas de construção de todo o estado. No total, 1,51 mil equipamentos foram vistoriados.

A operação, denominada Mãos à Obra, analisou equipamentos de proteção individual, que são de uso obrigatório para trabalhadores do setor. Os agentes de fiscalização observaram se os equipamentos estavam cumprindo as normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Entre as peças analisadas estão capacetes de segurança para uso na indústria, luvas isolantes de borracha e máscara de proteção individual em ambientes não propícios.

A maioria dos equipamentos fiscalizados foi aprovada. Entre os 545 capacetes de segurança para uso na indústria, 220 luvas isolantes de borracha e 745 máscaras de proteção individual, 1,429 mil passaram na inspeção.

Entre as 81 peças reprovadas e apreendidas pelo Ipem estão 38 máscaras para agricultura, 29 peças de máscara para pintura e 14 máscaras de lixamento.

As lojas de material de construção que vendiam os produtos apreendidos têm um prazo de 10 dias para apresentar os documentos fiscais que comprovem a origem do equipamento. O estabelecimento ainda pode sofrer um processo administrativo, sujeito a pagamento de multa ou advertência.

Serviço

Se alguém tiver dúvidas sobre a fiscalização, pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, pelo telefone 0800 645-0102 ou e-mail ouvidoria@ipem.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]