• Carregando...
iPhone 11
iPhone 11 Pro| Foto: James Pace-Cornsilk/The Washington Post

Estamos chegando ao fim de uma regra de ouro na área tecnológica: você não precisa mais atualizar seu iPhone a cada dois anos. Três é um número muito bom.

O iPhone 11 da Apple, de US $ 700 e o 11 Pro, de US $ 1.000, com lente tripla, chegaram às lojas americanos na sexta-feira. Mas, a menos que você seja o proprietário de um iPhone 7 de 2016 ou tenha modelos anteriores  - ou tenha interesse no status de influenciador do Instagram -, provavelmente não precisara de um.

Testamos os novos telefones e achamos que eles estão bem. Mas o mesmo aconteceu com o iPhone X de dois anos atrás. Então, abordamos esta análise com uma ótica diferente: em vez de compará-la com o iPhone XS do ano passado, testamos o 11 junto com iPhones com dois e três anos de idade - o X e o 7. Para medir a mudança mais importante, nas câmeras, usamos um bastão de selfie de três estágios para fazer com que todos os telefones tirassem a mesma foto ao mesmo tempo.

Ficamos com dificuldade para encontrar recursos que não poderíamos viver sem no 11 - e surpresos com o quão bem o X envelheceu. Nossa dica: qualquer pessoa com um iPhone 7 (ou mais antigo) apreciará que os 11 tiram melhores fotos no escuro, prometem uma maior duração da bateria e têm uma tela maior. Caso contrário, economize seu dinheiro para o próximo ano, o que provavelmente trará mudanças maiores, como suporte para redes 5G ultrarrápidas.

Nossa regra de três anos reflete a realidade que muitas pessoas já estão adotando. Em 2013, os americanos compraram novos smartphones após 20 meses, em média, de acordo com a empresa de pesquisa Kantar. A partir deste ano, esperamos 24,2 meses.

De onde veio o ciclo de dois anos? Nos EUA, as operadoras de telefonia costumavam subsidiar o custo de novos telefones com planos de serviço de dois anos. A Apple também usou um sistema de nomes - 4, 4S, 5, 5S - que sugeria grandes melhorias em ciclos de dois anos.

Mas as inovações de hardware não vêm acontecendo tão rápido ultimamente. E a própria Apple tornou mais fácil continuar usando iPhones antigos, com atualizações de software para modelos mais antigos e adicionando vidro à prova de água e mais resistente. As substituições de baterias mais baratas também ajudam.

Obviamente, nossa regra é apenas uma sugestão. Não há problema em manter o seu iPhone ainda mais. A atualização mais recente do iOS 13 da Apple é compatível com modelos que remontam ao iPhone 6S de quatro anos. Você pode até decidir mudar para um telefone Android, embora a maioria das pessoas hoje esteja bem presa a uma plataforma.

O que mais importa são as velocidades e especificações - ou mesmo uma terceira câmera chamativa?

A câmera do iPhone 11

Uma imagem vale mais que mil palavras. Mas vale US $ 1.000? Ou mesmo US $ 700?

Com nossas câmeras trident de disparo simultaneamente, pudemos ver claramente melhorias nos 11 em relação aos 7 em iluminação e cores. Mas contra o X? As mudanças são dramáticas apenas em situações fotográficas muito específicas.

Nas fotos diurnas - e até algumas que tiramos no happy hour - o 11 produziu mais detalhes que as 7 e X. Mas, em algumas fotos, preferimos o tom mais quente do X.

No escuro, um novo modo noturno no 11 e no 11 Pro fez uma diferença mais aguda, encontrando luz e cor em situações que nem nossos olhos conseguiam. Vai agradar a quem tem mais de 1.000 seguidores no Instagram.

Foto: Geoffrey A. Fowler/Washington Post
Foto: Geoffrey A. Fowler/Washington Post| The Washington Post

Quando o modo noturno é ativado (o que acontece automaticamente), o iPhone mescla várias fotos tiradas com diferentes comprimentos de exposição, obtendo os melhores e mais nítidos bits de cada uma. Isto significa que você precisa ficar parado - até cerca de 30 segundos - enquanto o iPhone coleta todas essas fotos. Quanto tempo você precisa esperar depende da escuridão da sua cena e do quanto o iPhone sente que sua mão está tremendo. (Usar um tripé ou apoiar o telefone contra uma parede ajuda.)

Que tal compor fotos mais interessantes? O 11 não oferece nada de novo para ajudar com a nossa necessidade mais prática de câmera: aproximar o zoom. O modelo 11 Pro inclui uma lente com zoom óptico de duas vezes, mas não é mais poderosa do que a já existente no X e até no 7 Plus.

E as novas lentes que a Apple está divulgando? Todos os modelos do iPhone modelos incluem uma lente "ultra grande". Como olhar pelo olho mágico de uma porta, permite capturar mais com um campo de visão de 120 graus. É uma ferramenta criativa que pode ser divertida quando você está muito próximo do objeto a ser fotografado. Não temos certeza de quantas vezes vamos realmente usá-lo.

Foto: Geoffrey A. Fowler/Washington Post
Foto: Geoffrey A. Fowler/Washington Post| Geoffrey A. Fowler

Os fãs de câmeras tomam nota: você pode esperar até 15 de outubro, quando o Google deverá lançar o Pixel 4. O modelo do ano passado venceu a competição de câmeras com um modo de pouca luz chamado "Night Sight". E ainda não mostramos o novo recurso mais curioso do 11 Pro: um modo chamado "Deep Fusion" que promete produzir imagens com textura e tom ainda melhores. Está chegando em uma atualização de software e não estava disponível para teste.

Vida da bateria

O iPhone 11 promete algumas melhorias importantes na bateria que alteram a sua vida. Mas o que isso significa para a sua troca por um outro aparelho é mais difícil de dizer.

A Apple diz que a bateria do iPhone 11 Pro pode durar quatro horas a mais que o iPhone XS do ano passado antes de precisar de uma recarga. Que tal um iPhone 7? Não vai dizer. A Apple oferece apenas este ponto de dados consistente: durante a reprodução de um vídeo sem parar, o iPhone 7 e o iPhone X duram 13 horas; um iPhone 11 dura 17. Mas, isuo dificilmente é uma situação da vida real.

Precisamos de mais tempo para verificar esta reivindicação com nossos próprios testes. Os geeks do Tom's Guide relatam em seu próprio laboratório que os iPhone 11 tiveram o mesmo desempenho do iPhone XR do ano passado, com duração de 11 horas e 20 minutos de navegação contínua na Web por 4G. Os 11 Pro Max maiores duraram quase 12 horas.

Reconhecimento facial

Quando a Apple não lançou o iPhone 9 e o substituiu pelo iPhone X, também pulou deu um salto em direção ao futuro. Para quem vem de um iPhone 7, você notará imediatamente:

  • Não há mais botão de início ou leitor de impressão digital. Em vez disso, deslize de baixo para cima e desbloqueie com o rosto. A maioria das pessoas se acostuma.
  • As sofisticadas câmeras de detecção de rosto também fazem uma coisa chamada Animojis, que mapeia seu rosto para permitir que você finja ser personagens como um polvo ou uma pilha sorridente de excrementos.

No iPhone 11, você recebe mais um recurso não disponível no X: você pode pegar o que a Apple chama de "slofie" ou um vídeo em câmera lenta do seu rosto. Obviamente, você pode gravar um vídeo em câmera lenta do seu rosto antes de usar a câmera traseira, mas isso evita o esforço de rotação. Ah, inovação!

Velocidade e armazenamento

A Apple está superando o resto da indústria na velocidade do processador, que é o cérebro do telefone. Mas tivemos dificuldade em ver mudanças. Esse ano atingiu um ponto de inflexão para as funções cotidianas. Por exemplo, tocar no botão de ajuste automático no aplicativo de edição de fotos demorou um segundo no iPhone 7, 0,6 segundos no iPhone X e 0,4 segundos em um iPhone 11.

Há uma grande atualização de especificações desde o iPhone 7 que você realmente sentirá: mais capacidade de armazenamento. Um iPhone 7 básico apenas vinha com 32 gigabytes de armazenamento. O X e o 11 começam em 64 gigabytes.

Durabilidade

O iPhone 7 foi o primeiro da linha a oferecer impermeabilização. O iPhone 11 é a primeira geração em que você, possivelmente, pode praticar snorkel com ele. O iPhone 11 é resistente à água até dois metros e o iPhone 11 Pro até quatro metros. Não temos certeza de que isto influencie muito as pessoas.

A Apple também afirma que o vidro que cobre a frente e a traseira do iPhone 11 é mais forte do que no X. Não tentamos jogar nossas unidades de teste no concreto. Mas sentimos falta do metal que contornava o iPhone 7, o que não quebra. A mudança para o vidro no X permite que os iPhones carreguem sem fio - uma tecnologia que ainda não pegou em todos os lugares.

Você deve ir para a versão Pro?

Então você decidiu trocar. Qual modelo você compra?

Qualquer pessoa com orçamento limitado pode ficar bem com o modelo do ano passado, o iPhone XR, que agora é vendido por US $ 600 nos Estados Unidos. Ele tem quase tudo de bom que o iPhone 11, que custa US$ 700.  exceto o modo noturno, aquela lente grande angular e o processador ainda mais rápido deste ano. A duração da bateria ainda é fantástica. Se você tem US$ 100 de sobra, o Modo Noturno somente no 11 vale a pena.

Mas você não deveria comprar o "melhor" iPhone? A Apple tenta argumentar com o nome "Pro" nos modelos mais caros. O que você realmente está comprando é a terceira lente zoom. Está disponível apenas no Pro e Pro Max.

O Pro oferece uma tela um pouco melhor e mais brilhante. A versão Pro Max de 6,5 polegadas é a única maneira de maximizar o vício em sua tela e também obter a bateria mais duradoura.

Razões para não comprar o iPhone 11

Há alguns motivos sérios que fazem com você possa desejar ficar com um iPhone 7 ou anterior. Principalmente: se você pode segurá-lo fisicamente.

Os telefones da Apple continuam aumentando de tamanho. Certamente, eles precisam de espaço extra para absorver toda a tecnologia atualizada, mas muitas pessoas, especialmente aquelas com mãos menores ou bolsos rasos, ainda gostam de seus telefones. O iPhone 7 é mais fino e mais leve do que qualquer telefone que veio depois dele. O iPhone SE, agora vendido apenas usado ou reformado, é o único iPhone com uma tela de 4 polegadas amigável ao bolso.

Um gadget de US $ 700 ou mais é um investimento sério. Há um pouco de matemática para ajudá-lo a justificar uma atualização: quanto mais tempo você mantiver seu telefone, menor será o valor de troca. Por exemplo, a Apple pagará apenas US $ 150 para negociar um iPhone 7. Um iPhone X, no entanto, vale até US $ 400 para a empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]