• Carregando...
Leusa quer um refrigerador, mas espera que o preço caia ainda mais | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Leusa quer um refrigerador, mas espera que o preço caia ainda mais| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Dois dias após o anúncio da redução de até 15% do IPI para os eletrodomésticos da linha branca, a procura dos consumidores pelos produtos contemplados na medida ainda é considerada tímida pelos lojistas de Curitiba. A expectativa, porém, é de que o aumento da procura e das vendas ocorra de forma gradual e mais intensa a partir deste fim de semana, quando mais lojas começam a aplicar os novos preços e a investir na divulgação.

"A procura tem sido pequena porque muitos consumidores ainda não estão sabendo da medida", afirma Renatto Motta, gerente de uma unidade da Multiloja no centro de Curitiba, que a partir de hoje trabalha com novos preços em função da redução da alíquota.

Na loja do Ponto Frio da Avenida Marechal Deodoro, esquina com a Rua Monsenhor Celso, no Centro de Curitiba, os preços reduzidos dos eletrodomésticos já estavam valendo desde ontem, afirma o vendedor Rodrigo Walter. "Ontem pela manhã já tinha gente procurando produtos com os descontos do IPI", conta Walter. Nas lojas da rede a diminuição de preço aplicada varia de 5% a 10%. Um refrigerador Brastemp Inverse de 420 litros que custava R$ 2.999 está saindo por R$ 2.699.

Valter Moraes, gerente de uma loja da Colombo na mesma avenida, acredita que os altos índices de endividamento da população não vão atrapalhar o crescimento das vendas. "No começo de outubro já havíamos superado o faturamento de 2010 e, neste ano, esperamos um crescimento 15% superior ao mesmo período do ano passado", diz.

Apesar de o endividamento das famílias seguir alto, Fernando de Castro, presidente do Instituto para Desen­volvimento do Varejo (IDV), acredita que o pacote anunciado pelo governo é positivo e, assim como em 2008, esse é o momento certo para incentivar o consumo no mercado interno.

Mesmo com a redução do IPI e sem dívidas acumuladas, a aposentada Leusa Alves Pereira, 74 anos, decidiu não se precipitar na compra de um refrigerador novo e investiu tempo na pesquisa de preço. Ela quer comprar à vista e disse que, além dos descontos do IPI, vai pechinchar mais. "A gente precisa olhar, namorar o produto primeiro, para depois comprar", brinca a aposentada, que pretende adquirir um refrigerador de duas portas frost free.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]