• Carregando...
Brasil imperial é pano de fundo para "Mauá" | Divulgação/Columbia TriTar Filmes
Brasil imperial é pano de fundo para "Mauá"| Foto: Divulgação/Columbia TriTar Filmes

Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, confirmou os rumores e apresentou nesta quarta-feira (5) a nova geração de iPods, tocador digital com mais de 110 milhões de unidades vendidas. Os destaques ficaram por conta do iPod touch, com tela sensível ao toque, além de um modelo com capacidade de 160 GB e versão nano compatível com vídeos.

O iPod touch confirmou todas as expectativas: além da tela parecida com a do celular multimídia iPhone, tem tecnologia Wi-Fi (para a transferência sem fio de dados) e acesso à internet através do browser Safari, da Apple. "Esse é o melhor navegador para portáteis", afirmou Jobs, durante o evento. A novidade -- sem funções de telefone celular -- tem oito milímetros de espessura, tela de 3,5 polegadas e capacidades de 8 GB (US$ 300) e 16 GB (US$ 400 nos EUA). A chegada do modelo às lojas está prevista para o final do mês.

Outro destaque foi para o modelo "clássico" do iPod, compatível com vídeos, agora com maior capacidade: até 160 GB, sendo que a versão anterior armazenava até 80 GB. O iPod de 80 GB custará US$ 250 nos EUA, enquanto a de 160 GB -- que armazena 40 mil músicas -- sairá US$ 350.

Nessa que é considerada a sexta geração do iPod, o modelo shuffle terá novas cores, enquanto o novo nano terá tela maior, de 2,5 polegadas (contra 2 polegadas do modelo anterior), games já instalados e capacidade para rodar vídeos, o que não acontece no modelo mais antigo. O nano -- disponível nos EUA a partir deste final de semana -- manterá as capacidades de 4 GB e 8 GB, mas apresentará redução de preços. Os tocadores custarão US$ 150 e US$ 200 nos EUA, respectivamente. "Ele é muito pequeno e muito fino", afirmou Jobs.

Além dos tocadores, o telefone celular iPhone também foi fonte de novidades: o preço do modelo de 8 GB será reduzido de US$ 599 para US$ 399.

Os iPods se tornaram os tocadores digitais mais populares do mundo desde seu lançamento, em 2001. O pequeno iPod shuffle é a menina dos olhos da coleção há um ano. Mas o iPod clássico não havia sido modernizado desde o lançamento do aparelho chamado de "quinta geração", com reprodutor de vídeos, que chegou às lojas em outubro de 2005.

Serviços

No anúncio desta quarta, Jobs também divulgou uma nova função do iTunes. Os usuários desse programa poderão criar seus próprios ringtones (toques de telefone celular) com músicas disponíveis na loja virtual da Apple. A novidade estará disponível a partir da semana que vem para os internautas que podem fazer aquisições nesse site – esse não é o caso do Brasil. O usuário pagará US$ 0,99 por música e US$ 0,99 para baixar o ringtone.

Outra novidade está ligada a uma parceria com a cafeteria Starbucks. Um ícone da rede aparecerá na tela do iPod touch dos usuários sempre que eles estiverem perto de uma dessas lojas com acesso sem fio à internet, nos Estados Unidos. De acordo com a agência de notícias Associated Press, os usuários poderão baixar as músicas tocadas no estabelecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]