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Veja exemplos de estimativas sobre o valor do IPVA em 2010 |
Veja exemplos de estimativas sobre o valor do IPVA em 2010| Foto:

Os donos de carros no Paraná vão pagar menos pelo Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2010. A forte desvalorização dos preços dos usados no último ano fará com que o imposto pago seja menor. A queda nos preços dos automóveis variou de 13% a 15% no último ano, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Levantamento da Associação de Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar) feito a pedido da Gazeta do Povo mostra uma queda de 13% a 18% nos preços no Paraná no último ano.A redução foi provocada principalmente pelo incentivo do governo à compra do automóvel zero quilômetro, com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida, para conter os efeitos da crise econômica, barateou o carro novo e desestimulou o mercado de usados. "A desvalorização do usado nos últimos doze meses foi muito superior à dos anos anteriores, quando ficava na faixa de 5%. Isso com certeza fará com que o valor do IPVA tenha uma queda em todos os estados em 2010", afirma João Alves, coordenador técnico do setor de IPVA da Fipe.

De acordo com ele, os veículos com idade média de dez anos perderam entre 12,5% e 13% do valor no último ano. Os automóveis com três anos, 15%, e aqueles com cinco anos, desvalorizaram 13,5%.

A Secretaria da Fazenda do Paraná, que calcula o IPVA com base na tabela elaborada pela Fipe, só vai divulgar uma prévia dos valores do imposto por volta do dia 20, mas a tendência já aponta para uma queda, segundo a inspetora geral de arrecadação da Receita Estadual, Suzane Gambetta Dobjenski. "De fato houve uma perda de valor dos carros seminovos que deve impactar no valor pago", diz. A alíquota do IPVA no Paraná é de 2,5% para automóveis e caminhonetes cabine estendida e cabine dupla e de 1% para ônibus e caminhões.

A queda deve afetar o caixa de arrecadação do estado, mas parte dessa perda deve ser compensada pelo aumento da frota com as vendas de automóveis novos. De janeiro a agosto de 2009, o IPVA rendeu R$ 1,14 bilhão aos cofres estaduais, 16,96% mais do que no mesmo período do ano passado. "A queda em 2010 deve devolver parte das perdas que os contribuintes tiveram em 2009", diz Ilídio Gonçalves dos Santos, presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Quando a crise começou, na metade de setembro de 2008, os preços dos veículos estavam em alta devido à grande demanda. Assim, a pesquisa de preços para calcular o IPVA de 2009 tomou por base valores ainda inflacionados, o que acabou provocando uma distorção. No início do ano, os veículos já tinham desvalorizado muito, mas o IPVA foi pago com base nos valores pré-crise.

Na avaliação de Santos, a desvalorização dos preços de alguns automóveis chegou a 20% nos últimos doze meses. Segundo o diretor de serviços da Assovepar, Gilberto Deggerone, a tendência daqui para frente é de estabilidade dos preços dos usados, com a volta gradual das alíquotas do IPI nos carros novos. Mas o comportamento ainda vai depender da estratégia adotada pelas montadoras. "Muitas empresas dão bônus e descontos para segurar as vendas", diz. Para Alves, da Fipe, mesmo com o fim da alíquota zero do IPI, o mercado de usados ainda não decolou. "Estoques altos e promoções ainda estão segurando os novos", diz.

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