i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mordida do Leão

Como o fim do desconto simplificado do IR, cogitado pelo governo, afetaria o contribuinte

  • Brasília
  • 19/10/2020 19:39
Hoje, quem escolhe modelo simplificado de declaração do IR tem desconto automático de 20% sobre a base de cálculo do imposto.
Hoje, quem escolhe o modelo simplificado de declaração do IR tem desconto automático de 20% sobre a base de cálculo do imposto.| Foto: Bigstock

Cogitado pelo governo para aumentar a arrecadação, o fim da declaração simplificada de Imposto de Renda (IR) atingiria em cheio a população que tem renda de dois a dez salários mínimos por mês. Essas pessoas não teriam mais direito ao desconto de 20%, que é concedido automaticamente a quem opta pelo modelo simplificado. Muito provavelmente, elas passariam a pagar mais imposto para o Leão, a não ser que tenham muitas despesas médicas e com educação para deduzir.

A declaração simplificada foi criada pelo governo em 1975 com o objetivo de facilitar o preenchimento da declaração de IR para contribuintes com rendimentos até determinado limite de renda e para substituir as deduções cedulares e os abatimentos, exceto de dependentes, pensão alimentícia e pagamentos a médicos, dentistas e despesas com hospitalização. Esse modelo ficou em vigor até o ano de 1989. Depois, os contribuintes ficaram por um período sem a opção, que retornou em 1996, em outras condições, que estão em vigor até hoje.

Pela regra atual, qualquer contribuinte pode optar pelo desconto simplificado. Quem escolhe esse modelo de declaração tem desconto automático de 20% sobre a base de cálculo do imposto. O desconto é limitado até o valor de R$ 16.754,34. Em contrapartida, o contribuinte não tem direito a fazer as deduções admitidas na legislação tributária, já que optou pelo desconto automático.

A declaração simplificada é indicada para quem tem poucas despesas a deduzir. Já o outro modelo disponível – a declaração completa – é recomendada para quem tem muitos gastos a deduzir, como os com saúde e educação. Quem opta pela declaração completa, não tem desconto automático. O desconto varia conforme a quantidade de deduções.

17 milhões de pessoas ganham o desconto de 20% no IR

Segundo a Receita Federal, 30,3 milhões de pessoas entregaram a declaração de IR em 2019, que tem como ano-base os rendimentos de 2018. Dessas, a maioria (17,4 milhões de pessoas) optou por entregar a declaração simplificada, com direito ao desconto automático de 20%. Apenas 12,9 milhões de pessoas usaram a declaração completa.

Entre os que optaram pela declaração simplificada, a maior parte (88,5%) é de contribuintes com renda de dois a 15 salários mínimos, segundo levantamento feito pela Unafisco (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), a partir de dados da Receita Federal.

As pessoas com renda entre dois e cinco salários mínimos correspondem a 40,10% dos contribuintes que optaram pela declaração simplificada. Pessoas com renda entre cinco e dez salários mínimos são 36,70% do total.

Pela classificação usada pelo IBGE, 76,80% das pessoas que declaram o IR simplificado estão nas classes C e D, ou seja, têm renda entre dois a dez salários mínimos.

A classe B, que tem renda de 10 a 20 salário mínimos, até chega a usar a declaração simplificada, mas está longe de ser a predominante. Somente 15,40% das pessoas da classe B optam pelo modelo simplificado. Já a classe A (renda superior a 20 salários mínimos) praticamente só usa a declaração completa, já que têm muitas deduções a fazer.

Especialistas criticam a ideia

Especialistas consultados pela Gazeta do Povo criticam a ideia de acabar com o desconto automático. Eles afirmam que é um modelo simplificado que funciona há décadas e facilita o trabalho do contribuinte e do próprio Fisco no pente-fino das declarações.

“Nunca houve críticas ao modelo simplificado. As pessoas sempre viram como uma forma de agilizar e a própria Receita nunca se preocupou em mudar a dinâmica, porque sabe que, se quer arrecadar mais, deve cobrar mais impostos e colocar a lupa sobre aqueles que ganham mais, que optam pela declaração do modelo completo”, explica o presidente da Unafisco, Mauro Silva.

“É uma medida que prejudica o contribuinte e o próprio Fisco. A pessoa que não tem renda não tão alta, ela não tem costume de guardar comprovantes de despesa médica. Os contribuintes vão ter muitos problemas na hora de fazer a declaração completa. Vai acabar caindo um monte de declaração na malha fina. E esse mesmo número de auditores vai ter milhões de declarações a mais para passar a lupa”, afirma Thiago Barbosa Wanderley, advogado tributarista sócio do Ogawa, Lazzerotti e Baraldi Advogados.

Eles também dizem que, quase que inevitavelmente, os contribuintes vão acabar pagando mais imposto ao Leão sem o desconto automático. “É uma medida altamente regressiva, porque vai atacar a parcela mais vulnerável da população que declara o IR, que são as classes baixa e média. Quem já opta pelo modelo simplificado, normalmente, já não tem plano de saúde, gastos com educação privada. São pessoas que não vão conseguir deduzir seus gastos e vão pagar mais imposto”, diz Wanderley.

Silva diz que, ao invés de o governo anunciar medidas para melhorar a eficiência tributária e combater a sonegação, está focando no contribuinte, principalmente aquele com renda salarial entre dois e sete salários mínimos. “Isso é efeito colateral do teto de gastos, que obriga cortar gastos e o desconto simplificado é um gasto tributário para a União.”

O presidente da Unafisco defende que o governo reveja as isenções tributárias. “Bastaria eliminar 20% dos privilégios que são as isenções tributárias que teríamos quase 60 bilhões de reais por ano, o que é muito maior que o governo vai arrecadar com o fim do desconto padrão”, estima Mauro Silva.

O tributarista Thiago Barbosa Wanderley também defende que o governo olhe menos para “tirar” dinheiro do contribuinte e passe a fazer o dever de casa. “Governo tá olhando muito para o contribuinte e pouco para si próprio. É preciso fazer uma revisão dos gastos públicos.”

Com a proposta, governo quer aumentar a arrecadação

A ideia de acabar com o desconto simplificado é da equipe econômica e foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo. Seria uma forma de aumentar a arrecadação do governo nos próximos anos, a fim de ajudar a financiar o programa social Renda Cidadã e até mesmo a perda de receita que a União terá com a provável manutenção da desoneração da folha a 17 setores da economia.

Ao mesmo tempo, o governo abandonaria a ideia de acabar com as deduções de educação e saúde, que privilegiam as classes média e alta. Essa ideia estava sendo gestada dentro do Ministério da Economia desde o ano passado, mas não agradou o presidente Jair Bolsonaro. Sobre o fim do modelo simplificado, o presidente não se manifestou publicamente.

As novidades devem constar no restante da reforma tributária do governo. As partes pendentes preveem aumento da faixa de isenção do IR da pessoa física; alíquota extraordinária para salários elevados; redução do IR pessoa jurídica, com a contrapartida de taxar dividendos; mudanças no IPI; e criação de um imposto digital para desonerar a folha para todos os setores.

O governo ainda não sinalizou quando enviará o resto da reforma tributária ao Congresso. É provável que fique para 2021.

38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • B

    Beto

    ± 8 dias

    Já estou ficando com meus testículos cheios desse governo !!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jota

    ± 8 dias

    E haja dinheiro na cueca. *********!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Intruso

    ± 8 dias

    Outro dia fui pagar ITBI de um imóvel de 100 mil FINANCIADO e a prefeitura avaliou em 250 mil.. para cobrar quse 7 mil.. NINGUÉM TEM DIREITO A HABITAÇÃO q é garantido pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL mas os governantes não respeitam..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Intruso

    ± 8 dias

    O Desconto de 20% jamais atende à justiça fiscal. DEVERIA SER DE 40%, pois só de INSS é 11% a 13%.Então sobraria apenas 9% a 7% para despesas escolares e instruções, médicas, medicamentos, aluguel, condomínio, juros financeiros, PEDÁGIOS, ITBI, IPVA, SEGUROS, custas e emolumentos, honorários disso e daquilo.. Realmente é muita coisa para o contribuinte miserável..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Andrade

    ± 8 dias

    Promessa: vou aumentar a isenção para 5 SM e corrigir a tabela anualmente pela inflação. Realidade: aumento de imposto, daqui a pouco até quem recebe bolsa esmola vai estar descontando na fonte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Andrade

    ± 8 dias

    Promessa: vou aumentar a isenção para 5 SM e corrigir a tabela anualmente pela inflação. Realidade: aumento de imposto, daqui a pouco até quem recebe bolsa esmola vai estar descontando na fonte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Ghislene Elizabeth Wheeler

    ± 8 dias

    Governo precisa fazer o dever de casa. Se o pobre que receberá o Renda Cidadã paga IPTU? Se não pagar IPTU vai perder seu imóvel como nós que recebemos menos de 3 salários mínimos. Acredito na capacidade matemática avançada da equipe econômica hoje. Estamos com nosso Presidente e com muita Fé.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo

      ± 7 dias

      Acredita em papai noel tambem?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ CARLOS SANCHES

    ± 8 dias

    O que talvez não esteja ainda explicado, são os aposentados ou não, que tem rendimentos acima de dois salários, tem idade de 65 anos ou mais e tem um desconto de um salário mínimo mensais e entram na faixa de isenção. Estas não eram ou não são obrigados de fazerem a declaração do Imposto de renda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    ± 8 dias

    O governo (pois Guedes representa o governo) insiste em tirar dos pobres para dar aos miseráveis. Não se mexe com a classe média alta e com a classe rica. Não se mexe em reduzir os gastos do Poder Judiciário e do Congresso (Câmara e Senado), dos cabides de empregos nas estatais, do exagerado número de funcionários DAS (Direção e Assessoramento Superiores) que não são concursados, e por ai afora. Como dizem, "Pobre é que nem cachimbo, só leva fumo".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 8 dias

    Quando a matéria mostra a traição do Bolsonaro a seus eleitores, os fanatizados somem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BANESTADO

    ± 8 dias

    Era só o que faltava o PRESIDENTE BOLSONARO FAZ ISSO? seria o Fim de seu Governo, POIS 30 MILHÕES DE ELEITORES, MUDARIAM DE APOIO> Quer Arrecadar mais? MUITO SIMPLES> TAXAR TODOS OS ""PINDURICALHOS", DOS DEPUTADOS, GOVERNADORES, SENADORES ex.: Ajuda de Custo ALUGUEL, - Ajuda de Custo , TELEFONE, GASOLINA, PALETÓ, TRANSPORTE, ETC. ETC. em fim tudo o que hoje Não tem desconto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Berto Rezende

    ± 8 dias

    Esse Presidente nos enganou a todos, é rosquinha azeda do mesmo pacote da velha política.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriano Fritz

    ± 8 dias

    O brasileiro mediano se esforça para trabalhar muitas vezes mais de 12 horas por dia e vê seu rendimento, 40% dele ser dilapidado por um governo caro e ineficiente! Os mais pobres não trabalham e não se esforçam para isso vivem de renda, os mais ricos vivem de isenções enquanto a maioria trabalha! Triste, sem a minima perspectiva de melhora toda e qualquer ação do governo é para cobrar mais e oferecer menos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CANISIO DE SOUZA

    ± 8 dias

    O governo não precisa aumentar sua renda. Basta diminuir os gastos como por ex: Diminuir o número de deputados federais, cargos comissionados, verdadeiros cabides de emprego.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcello

    ± 8 dias

    É impressionante como essa corja fica fazendo ginástica econômica para arrancar mais dinheiro da população para custear os grandes com desonerações, pois apenas empresas grandes pagam os 20% sobre a folha, Nunca, repito nunca falam em diminuir privilégios, Esse governo de agora sempre foi e sempre será farinha do mesmo ****.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    orazio martini

    ± 8 dias

     Fazer elucubrações sobre textos legais hipotéticos é perda de tempo. Muito provavelmente também não se poderá deduzir despesas médicas e com educação. Exercício de sofrimento incerto e antecipado não ajuda em nada. O que sabemos – e tem que mudar – é o conceito de que quanto maior a renda, menor é respectivo valor tributado. Chega-se ao absurdo tributário herdado do socialista (PSDB) FHC em que dividendos são isentos – e maiores fortunas os têm como principal fonte de renda!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rubens Farias

      ± 8 dias

      Parem de culpar os outros governos e façam a sua parte enquanto governo. O Bolsonaro só está preocupado em salvar os bandidos da família dele da cadeia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 8 dias

    me arrependode ter votado nesse crapula.esse pessoal que apoia serão a maioria prejudicada no Imposto de Renda. Vai doer no bolso desses bolsonaristas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 8 dias

    me arrependode ter votado nesse crapula.esse pessoal que apoia serão a maioria prejudicada no Imposto de Renda. Vai doer no bolso desses bolsonaristas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rubens Farias

    ± 8 dias

    Acho que se as pessoas de bem não tomarem providências nós acabaremos como o Irã ,uma República Fundamentalista, onde provavelmente o Aiatolá (PASTOR) será o Silas malafaia ou o edir macedo ou aquele picareta que vende feijão que cura a covid na igreja(comércio) dele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriano

    ± 8 dias

    Isso é um tiro no próprio pé. Não vai vingar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pablo

    ± 8 dias

    Absurdo! Mais uma vez querem onerar a classe média para manutenção de medidas populistas... Com ações como essa e sem qualquer preocupação efetiva com o combate à corrupção, infelizmente se aproximam do que foi o governo petista... Após confirmada esta ação, certamente veremos o presidente sendo ultrapassado nas pesquisas pelo Moro... e na pior das hipóteses pelo Haddad ou próprio Lula..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    O Mito

    ± 8 dias

    E reclamavam da Dilma que não corrigia nunca a tabela de desconto. Agora além de não corrigir vamos pagar mais imposto. Mas calma!! É para um bem maior! É para que as igrejas não paguem nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 8 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raphael

    ± 8 dias

    Ué? Cadê o pessoal que disse que isso era matéria da Folha esquerdista? O novelho político que até arranjou um aliado político com dinheiro na cueca para chamar seu seu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 8 dias

    bolsonaro já está vendido!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reinaldo de Oliveira

    ± 8 dias

    Essa maquina estatal cada vez mais "inchada" da muito prejuízo para o erário. Infelizmente, quem paga a conta por falta de PROJETO DE GOVERNO e má gestão dos recursos públicos é o contribuinte. Pelo jeito a promessa Bolsonarista de desoneração da pessoa física está cada vez mais distante da realidade. Mais um mote para conta do estelionato eleitoral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Samuel Oliveira

    ± 8 dias

    Indicação ao STF, desmonte silencioso da LavaJato, aumento de impostos... Bolsonaro, mais do mesmo, MESMO?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 8 dias

    Mais um ato de traição do Bozo. Este sujeito está fazendo tudo ao contratio do que prometeu. Arrota aos quatro cantos que não tem corrupção no governo só que a suposta economia de grana não aparece nunca. E nunca tem dinheiro suficiente. Muito estranho isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Curitibano

    ± 8 dias

    Este governo é totalmente incapaz de agir em benefício da população.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jeremias Mariano

    ± 8 dias

    Ao que parece perdemos uma batalha, o governo não consegue cortar gastos e vai arrochar os pobres 30,3 milhões de contribuintes do IRPF. Muito triste, espero que o Paulo Guedes e o PR Bolsonaro sejam coerentes, e que o jornal Gazeta do Povo acompanhe os desdobramentos dessa notícia. Não fique só na manchete bombástica

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Krupa

    ± 8 dias

    Governo Bolsonaro mais um dos mesmos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cesar Horning

    ± 8 dias

    Isso que eu chamo de ser "Traíra ". Votei no Bolsonaro sob a promessa de reduzir a maquina pública, privatizar estatais e reduzir o imposto de renda. E ganho mais estatais, mais cargos públicos e aumento de imposto. É um absurdo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      PAULO 1950

      ± 8 dias

      E você acreditou em promessa de política o do baixo clero. Todos já sabíamos que o Bolsonaro iria fazer um péssimo governo. Tudo pela família dele

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano Müller

    ± 8 dias

    Próxima manchete: auditores fiscais da receita federal entram em greve contra o excesso de trabalho e exigem a abertura de concurso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 8 dias

    Governar no Brasil é criar impostos. Fácil, fácil. Dimuir as gastanças do governo com mordomias e outra picaretagens não pode. A CPMF é um imposto covarde, cruel e em cascata que só cogitado no Brasil por esses governos corruptos. Bradil : desordem e desprogresso .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Repolhinho Bocó

    ± 8 dias

    Enquanto isso o Bozo quer anistiar igrejas evangélicas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]