• Carregando...

O Irã cortou suas exportações de petróleo para a Espanha nesta terça-feira (10) e deve suspender as vendas também para Alemanha e Itália, informou o canal estatal iraniano PressTV. A medida acontece a poucos dias de um encontro entre o país e potências mundiais que irá debater o programa nuclear iraniano.

"Teerã cortou seus suprimentos de petróleo para a Espanha após parar de exportar petróleo cru para a Grécia como parte de suas contra sanções", afirmou a PressTV, citando fontes não identificadas. Não foram dados mais detalhes, porém, mais cedo, o ministro de Relações Exteriores iraniano, Rostam Qasemi confirmou informações que circularam durante o fim de semana de que as vendas de petróleo para a Grécia tinham sido suspensas.

Em janeiro, a União Europeia anunciou um veto total à importação de petróleo cru iraniano, que será implementado em julho. Desde então, os membros do bloco buscam alternativas para seu abastecimento.

Fontes do setor indicam que Espanha e Grécia diminuíram significativamente suas compras nos últimos dois meses, em antecipação ao embargo e por causa das crescentes dificuldades em honrar pagamentos.

Estados Unidos e seus aliados têm imposto novas sanções contra os setores financeiro e energético do Irã para forçar o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad a abandonar o enriquecimento de urânio. Washington acusa Teerã de desenvolver armas nucleares, mas o Irã afirma que seu programa tem fins pacíficos.

No sábado, o Irã se reunirá com potências mundiais na Turquia para retomar o diálogo sobre a questão nuclear. O país tem recusado suspender o enriquecimento de urânio, mas já indicou que pode ser flexível quanto ao alto enriquecimento de urânio, necessário para abastecer um reator de pesquisas de Teerã. Não está claro o que o governo iraniano pode pedir em troca de uma ação como essa, mas analistas dizem que qualquer acordo deve girar em torno do afrouxamento das sanções contra o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]