• Carregando...

O governo da Islândia anunciou que chegou a um acordo preliminar com uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para um programa amplo de estabilização financeira. O programa será apoiado por um crédito de 1,4 bilhão de Direitos Especiais de Saque (SDR, na sigla em inglês), equivalente a US$ 2 bilhões, dentro de um programa stand-by de dois anos. A Islândia poderá sacar 560 milhões de SDR (US$ 830 milhões) imediatamente depois da aprovação do acordo pela diretoria do FMI. A missão do FMI agora voltará a Washington para obter aprovação do acordo.

"Com o anúncio, nesta sexta-feira (24), de nossa intenção de cooperar com o FMI, a Islândia está agora em uma posição muito melhor para estabelecer uma base econômica e financeira saudável para nossa economia. Esse programa vai permitir que asseguremos financiamento e consigamos acesso ao conhecimento técnico necessário para estabilizar a krona islandesa (moeda local) e dar apoio ao desenvolvimento de um sistema financeiro mais saudável", afirmou o primeiro-ministro islandês, Geir H. Haarde.

A estabilização do câmbio é vista como essencial para que a inflação seja controlada no país e para a normalização das condições para negócios, particularmente no comércio exterior. Isso será conseguido com a reintrodução do sistema de câmbio flexível, apoiada por reservas cambiais fortes e o compromisso do Banco Central da Islândia em aplicar as medidas que forem necessárias.

Tendo em vista a depreciação relativamente grande da krona que já aconteceu e a prevista contração na demanda doméstica, uma valorização significativa da moeda islandesa deverá acontecer depois do período inicial da estabilização, que deverá, porém, ser marcado por uma volatilidade considerável do câmbio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]