• Carregando...
 | Rubens Fraulini/ Itaipu Binancional/Fotos Públicas
| Foto: Rubens Fraulini/ Itaipu Binancional/Fotos Públicas

O grande volume de chuvas obrigou a usina de Itaipu a abrir os vertedouros novamente. A operação teve início a 0h desta quarta (18) com ápice às 5 horas da manhã, quando atingiu uma vazão de 3.514 metros cúbicos de água por segundo (m3/s).

O volume equivale a mais de duas vezes o volume médio das Cataratas do Iguaçu, que normalmente é de 1.500 metros m3/s. O excedente de água ocorreu em outros meses do ano, como em julho e outubro.

Ao abrir o vertedouro, a hidrelétrica libera o excedente de água não usado para a produção de energia elétrica. Isso acontece quando o nível da água no reservatório se aproxima do máximo operativo de 220,30 metros acima do nível do mar.

A administração de Itaipu destacou que, entre segunda e terça-feira, a área da usina registrou chuvas equivalentes a 71 milímetros, pouco mais de um terço do número de todo o mês de novembro.

A causa do grande volume de chuvas, segundo a Itaipu, é o fenômeno climático El Niño. “Por causa dos alertas meteorológicos, no final desta tarde a Itaipu acionou a Comissão de Cheia”, informou a empresa.

Os dados divulgados diariamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que os reservatórios da região Sul operavam na terça-feira (17) com o equivalente a 97,31% da capacidade de reservação.

A situação na região contrasta com o cenário visto na região Nordeste, onde os reservatórios operam com o equivalente a 5,87% da capacidade de armazenamento de água.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]