• Carregando...

O italiano Lorenzo Bini Smaghi, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), pediu demissão nesta quinta-feira (10), disse a instituição em um comunicado.

Bini Smaghi estava sob pressão há vários meses para que deixasse o cargo para a entrada de um francês. Segundo o BCE, ele informou ao presidente (do BCE), Mario Draghi, que deixará seu posto antes do término de seu mandato em 31 de maio de 2013 e irá para a Universidade de Harvard em 1 de janeiro de 2012.

Com a saída, em 31 de outubro, de Jean-Claude Trichet da presidência do BCE, ao término de um mandato de oito anos, a França ficou sem representante nesta instituição, composta por seis membros, enquanto que a Itália possuía seis, contando com Draghi.

A França aceitou apoiar a candidatura de Draghi em troca da saída de Bini Smaghi para dar lugar a um francês.

O italiano, no entanto, que não podia ser obrigado a interromper seu contrato devido ao estatuto independente do BCE, aceitou se demitir, segundo a imprensa italiana, em troca de sua nomeação à frente do Banco da Itália, o que não conseguiu.

Surpreendentemente, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que já anunciou sua saída do governo, nomeou o vice-diretor-geral do Banco da Itália, Ignazio Visco, para substituir Mario Draghi à frente da instituição.

Ao final de outubro, Berlusconi voltou a pedir a Bini Smaghi para que se demitisse para não criar um conflito com a França.

Bini Smaghi assumiu seu cargo em 1 de janeiro de 2005.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]