Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Descontos ilegais

Jorge Messias diz que CPMI do INSS pode atrasar ressarcimento de aposentados

Jorge Messias diz que CPMI do INSS pode atrasar ressarcimento de aposentados
O ministro Jorge Messias não detalhou como a CPMI do INSS pode impactar na devolução dos descontos irregulares do INSS. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou nesta terça-feira (20) que a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar descontos irregulares no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode atrasar o ressarcimento de aposentados e pensionistas.

Messias não especificou como o trabalho do colegiado pode impactar na devolução do dinheiro. “Temos pressa para construir um modelo jurídico e devolver os recursos para os aposentados e pensionistas", disse o AGU durante o programa “Bom dia, ministro”, do Canal Gov.

"Eu me preocupo se uma CPMI, neste momento, não pode atrapalhar este processo de devolução dos recursos para eles”, acrescentou. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam um esquema que pode ter desviado R$ 6,3 bilhões em descontos associativos não autorizados, entre 2019 e 2024.

VEJA TAMBÉM:

No último dia 12, parlamentares da oposição protocolaram o pedido de abertura da CPMI do INSS. O requerimento recebeu assinaturas de 223 deputados e 36 senadores.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribui a fraude à gestão Bolsonaro (PL), apesar do aumento nos descontos ilegais em 2023 e 2024, e tenta barrar a instalação da comissão.

“Quero saber por que havia um inquérito parado na PF desde 2020 e o governo anterior não fez nada? Qual foi o governo que conseguiu investigar e revelar para a sociedade a fraude? Este governo”, disse Messias. Ele garantiu que o interesse do governo petista é a “verdade” e reiterou que todas as vítimas serão ressarcidas.

Nesta semana, parlamentares devem se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para cobrar a instalação da CPMI. Segundo o Planalto, mais de 1,6 milhão de beneficiários do INSS solicitaram o reembolso dos descontos até esta segunda-feira (19).

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.